Em Guanhães, já são 32 anos de apoio e recuperação; atualmente o grupo conta com 5.000 membros
Hoje, dia 10 de junho, um dos grupos mais conhecidos de ajuda e apoio para pessoas que têm dependência da bebida alcoólica, o AA, completa 80 anos de existência.
No Brasil já são 64 anos de criação, em Minas são 54, e em Guanhães, 32 anos. Na cidade, a irmandade foi fundada no dia 19/12/1981, por Aod Afonso de Almeida. Atualmente, o AA de Guanhães possui cerca de 5.000 membros de diferentes bairros, com encontros de quarta-feira a domingo.
No site do AA é possível encontrar endereços de grupos em todo o país. Estima-se que sejam mais de dois milhões de membros em 186 países em todo o mundo
A história do AA e sua atuação na comunidade
Estes grupos autônomos que surgiram inicialmente em Akron, nos Estados Unidos da América tiveram a sua raiz em 1935 quando Bill Wilson, um corretor da bolsa de Nova Iorque, e Dr. Bob Smith, um cirurgião de Ohio com um grave problema de alcoolismo, decidiram criar uma comunidade de entre ajuda para apoiar os que sofrem deste problema e para se manterem sóbrios. Eventualmente os AA difundiram-se por todo o mundo.
O que é A.A.
Alcoólicos Anônimos é uma irmandade mundial de homens e mulheres que se ajudam mutuamente a permanecerem sóbrios. Eles oferecem a mesma ajuda a qualquer um que tenha um problema com a bebida e queira para de beber.
Os membros de A.A. dizem que hoje são alcoólicos – mesmo que não bebam há anos. Eles não dizem que estão “curados”. Uma vez que a pessoa tenha perdido a possibilidade de controlar a bebida, nunca mais é possível beber controladamente – ou, em outras palavras, ele nunca pode tornar-se um “antigo alcoólico” ou um “ex-alcoólico”. Mas em A.A. ele pode tornar-se um alcoólico sóbrio, um alcoólico em recuperação.
Por Folha
Deixe um comentário