A população de Senhora do Porto vai receber, no dia 25 de fevereiro, a ação “A Promotoria de Justiça perto de você”, promovida pelo Ministério Público Itinerante. O atendimento acontecerá na praça da cidade, das 9h às 16h, e vai contar com a participação do CEJUSC – Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania, além de uma ampla oferta de outros serviços gratuitos voltados à cidadania, orientação jurídica e acesso a direitos básicos.
Durante o evento, serão realizadas reuniões públicas, oficinas e rodas de conversa sobre temas de interesse coletivo, como saúde, educação e meio ambiente, entre outros. A iniciativa busca aproximar o Ministério Público da comunidade, ouvindo demandas e oferecendo encaminhamentos práticos para a solução de problemas enfrentados pelos moradores.
Entre os serviços disponíveis estão atendimentos relacionados ao fornecimento de energia elétrica e água, benefícios previdenciários, orientações jurídicas, além da escuta e acolhimento de demandas da população, com análise de processos, denúncias, críticas, elogios e sugestões.
A ação também contará com a emissão de segundas vias de certidões de nascimento, óbito e casamento, serviços ligados à carteira de trabalho digital, seguro-desemprego e vagas de emprego, agendamento e emissão de documentos.
CEJUSC
O CEJUSC é um órgão do Tribunal de Justiça que oferece, de forma gratuita, métodos consensuais para resolução de conflitos. A conciliação é indicada para situações mais simples, como negociações de dívidas, em que o conciliador pode sugerir caminhos de acordo. Já a mediação é voltada para conflitos mais complexos ou envolvendo relações continuadas, com um mediador neutro que auxilia as partes a construírem juntas a solução.
Quem pode conciliar?
Todo mundo que tenha um conflito e que acha que pode precisar do judiciário; ou que já tenha algum processo em andamento e quer tentar resolver seu problema de forma negociada.
MP ITINERANTE
O Ministério Público Itinerante reúne diversos parceiros institucionais, entre eles órgãos do Governo de Minas Gerais, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, INSS, Correios, SINE, Copasa, Cemig e Emater, fortalecendo uma rede integrada de atendimento à população.
A iniciativa é aberta ao público e representa uma oportunidade para que os cidadãos tenham acesso facilitado a serviços essenciais e possam exercer seus direitos de forma mais próxima e efetiva.

Deixe um comentário