No próximo ano, mais de 166 mil novos alunos deverão ingressar nas redes estadual e municipal de ensino de Minas Gerais. Os números do Cadastramento Escolar superaram a expectativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE) que era de 150 mil inscrições.
O cadastramento foi voltado para crianças de 6 anos ou que vão completar essa idade até 30 de junho de 2016, para os estudantes vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares e ainda adolescentes que desejavam retornar aos estudos no Ensino Fundamental na rede pública.
Com essa demanda por vagas apresentada no cadastro, o Governo do Estado e as prefeituras poderão dimensionar o atendimento e encaminhar os futuros alunos das redes públicas de ensino para escolas próximas às suas residências, conforme endereço da conta de luz informado no ato do cadastro.
O procedimento adotado de forma conjunta pela Secretaria de Estado de Educação e secretarias municipais de educação também permite que o poder público faça uma análise do fluxo escolar, na capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino.
O próximo passo para os futuros alunos das redes públicas de ensino que fizeram o Cadastramento Escolar 2016 é a matricula. Neste ano, ela será realizada no período de 14 a 18 de dezembro. Aos participantes do Cadastramento Escolar são garantidas vagas em escolas próximas às suas residências, de acordo com a disponibilidade de vagas, mas é a matrícula que vai confirmar essa vaga.
Nas cidades do interior do Estado, o comunicado deve ser obtido com a Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula, nas Secretarias Municipais de Educação.
Pais ou responsáveis que perderam o prazo do Cadastramento Escolar e querem fazer a matrícula de seus filhos devem procurar as Comissões Municipais de Cadastro e Matrícula, nas Secretarias Municipais de Educação.
Seja para matrículas em escolas das redes municipais, seja em escolas da rede estadual de ensino, os responsáveis devem procurar os locais citados.
Por Agência Minas
Deixe um comentário