A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Polícia de Peçanha, cumpriu na tarde dessa terça-feira (26/08) mais um mandado de prisão em desfavor de um homem de 30 anos, investigado pela prática do crime de estupro de vulnerável.
Na manhã de segunda-feira (25/08), a vítima, uma adolescente de 12 anos, compareceu à unidade policial acompanhada de familiar. Diante da gravidade dos relatos e da condição de vulnerável foi realizada imediatamente a escuta especializada, nos termos da Lei nº 13.431/2017, com apoio da rede de proteção.
Segundo as informações da Polícia Civil, o depoimento foi consistente, documentado e reforçado por relatórios psicológicos que já indicavam sofrimento intenso, inclusive com risco de autoextermínio da vítima.
A partir dos elementos colhidos, a Autoridade Policial representou pela prisão temporária, que foi deferida pelo Poder Judiciário. Com brevidade a Polícia Civil conseguiu efetivar a prisão do investigado, demonstrando a celeridade e a eficiência no atendimento e na resposta estatal.
A prisão integra os desdobramentos da Operação Luz da Verdade (Lucas 12:2). A operação é fruto das ações do Maio Laranja, campanha nacional voltada ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, e tem como objetivo dar voz às vítimas, romper o silêncio e garantir responsabilização criminal dos agressores.
A Polícia Civil de Minas Gerais reafirma seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes, assegurando investigações céleres e eficazes e atuando com rigor contra crimes sexuais. Casos como este reforçam a mensagem de que não há mais espaço para a impunidade e o silêncio: todo abuso será investigado e responsabilizado.
“Podemos perceber que as ações repentinas de combate a tais crimes têm encorajado vítimas e familiares a buscar socorro estatal a tais delitos, sinal que nossa atuação tem sido eficaz” comentou o delgado de polícia Marceleandro Clementino da Silva. (Fonte: Polícia Civil – Peçanha – via Podw)
Deixe um comentário