Os gramados do IFMG Campus São João Evangelista passaram a ter um novo olhar, bem diferente daquele com a bola no pé e a busca pelos gols. A admiração por um novo esporte surgiu e reuniu amigos que se transformaram no Monoxós, um team do famoso futebol americano.
Segundo um dos competidores e educador físico, Diego Fideles, o time foi criado com intuito de reunir amigos das antigas. “A admiração ao futebol americano, que vem crescendo no Brasil, é comum a todos os participantes e essa foi a ferramenta usada para isso da certo, unir quem é da cidade, mas que mora fora e os que moram em São João Evangelista”, explicou.
Sobre o nome da equipe nada comum, mas original, Diego contou como foi escolhido. “O nome foi inspirado na historia da região de que havia uma tribo indígena chamada MONOXÓS. Já a cor do time foi inspirada nas cores da bandeira de SJE”, detalhou.
A criação do time em janeiro deste ano acabou repercutindo nas redes sociais e agregando mais amigos, inclusive de outras cidades como Santa Barbara, Viçosa, Governador Valadares e Belo Horizonte.
Reunidos, 30 competidores, de 16 a 35 anos, fizeram uma apresentação amistosa no dia 15 de abril, e o que não faltou foi disposição e alegria. Atualmente, apesar do campo aberto e marcação em jardas, a equipe joga na modalidade de flag, com pouco contato físico, devido a falta de todos os equipamentos. “Agora estamos juntando mais participantes para poder comprar os equipamentos, como o capacete e o pad shoulders (protetor de tronco) já que ainda não temos apoiadores, e a partir daí, vamos marcar os jogos oficiais”, compartilhou.
Ainda em construção a equipe já esporte talentos. Dois dos competidores, o dentista de Santa Bárbara e também o idealizador do time, José Carlos, e o educador físico de Belo Horizonte, André Catrinque, passaram na seletiva e vão jogar pela Sada Cruzeiro Futebol Americano.
Para quem se interessar por esse esporte coletivo, que já conta com federação e campeonato mineiro e liga nacional, o educador Diego orientou sobre os requisitos: um dele é ter idade acima de 15 anos, e a princípio disposição, protetor bucal, chuteira ou tênis. Sobre o biótipo não tem distinção, podem ser magro ou gordo, baixo ou alto.
Sobre o FA
O futebol americano ou simplesmente football, como é conhecido nos Estados Unidos, é um esporte competitivo de equipe, cada qual composta de 11 jogadores em cada lado.
É um jogo que demanda velocidade, agilidade, capacidade tática e força dos jogadores que se empurram, bloqueiam, perseguem uns aos outros tentando fazer avançar uma bola em território inimigo durante uma hora de tempo de jogo.
O futebol americano não é muito parecido com o futebol, porém é oriundo do rugby, que evoluiu a partir do futebol, quando os jogadores começaram a transportar a bola nas mãos.
O jogo tem duração de 1 hora, sendo dividido em duas metades separadas por um intervalo. Cada metade é composta de dois quartos com a duração de 15 minutos. O objetivo do jogo é fazer com que a bola chegue até ao fim do campo adversário e somar pontos.
O campo utilizado é um retângulo com 109,73 m de comprimento e 48,76 m de largura, delimitado por linhas laterais ao longo do comprimento e linhas finais ao longo da largura.
Flag football
Flag football é uma versão do futebol americano. As regras básicas do Flag são similares as do jogo profissional, mas em vez de derrubar o jogador com a bola ao chão, o defensor deve retirar uma fita (Flag) para parar um down. Na maioria das jogadas, os jogadores usam um cinto, onde as duas flags estão presas por um velcro.
O Flag foi desenvolvido para minimizar lesões que o Football (Tackle) poderia trazer, bem como baratear a prática do esporte, já que os equipamentos acabam sendo caros. Ao longo dos anos, o contato entre os linhas e Defensive Backs e Wide Receivers foi liberado.
Por Folha com informações UOL Educação
Deixe um comentário