Com a chegada do verão, aumenta a preocupação dos gestores empresariais em manter um ambiente termicamente confortável para os seus colaboradores. De acordo com a legislação trabalhista vigente, nos escritórios e setores administrativos, a temperatura efetiva deve permanecer entre 20º C e 23ºC.
Segundo informações do Instituto Climatempo, 2015 registrará temperaturas mais altas que o ano anterior. Desmaios, desidratação, sudorese intensa e exaustão, são alguns dos reflexos que o estresse térmico pode ocasionar em situações ocupacionais.
Algumas medidas contribuem para tornar o ambiente de trabalho mais confortável, como a execução de tarefas mais pesadas durante o período da manhã, ventilação adequada com renovação do ar, adoção de uniformes mais leves e utilização de barreiras nas fontes de calor.
Veja algumas dicas de como amenizar o calor e assegurar um local de trabalho termicamente correto.
- Execute tarefas mais pesadas no período da manhã, quando as temperaturas estão mais amenas;
- As pausas devem ser realizadas conforme legislação vigente, em função da atividade realizada (leve, moderada e pesada);
- Adote uniformes mais leves no verão;
- Hidrate-se! Para os trabalhadores é necessária a reposição de sódio para atividades com carga solar ou realizadas com exposição a fontes artificiais de calor.
Por O tempo
Foto: O Tempo