Últimas Notícias
 
 
Na tarde da última sexta-feira (06), por volta das 17h30min, o Corpo de Bombeiros da região foi acionado para atendimento a uma vítima de afogamento em lagoa, localizada às margens da MG 259, em Virginópolis.
 
Segundo testemunhas, a vítima – um adolescente de 18 anos, estava pecando com seu tio, e ao entrar na lagoa, acabou submergindo, não retornando à superfície.
 
Desde então, a guarnição, utilizando de equipamentos de mergulho e técnicas de varredura, iniciaram as buscas, que se estenderam ao período noturno, sendo retomadas na manhã de sábado (07), quando os militares localizaram o corpo, que se encontrava há aproximadamente quatro metros de profundidade.
 
A perícia da Polícia Civil foi acionada e compareceu ao local, onde realizou os trabalhos de praxe. O corpo foi encaminhado ao IML.

 

 
 
 
O Team Alexandre Xuxa, apoiado pela Rádio Folha FM, teve um desempenho de destaque no AJP Tour, Campeonato Internacional de Jiu-Jitsu realizado na cidade de Guarapari, no Espírito Santo. A equipe demonstrou alto nível técnico e espírito esportivo, conquistando importantes colocações e levando o nome da região ao pódio.
 
Entre os principais resultados individuais estão os atletas Kleverton Leão, campeão na categoria no-gi e vice-campeão na categoria com kimono; Dieikson, também campeão na categoria no-gi e vice-campeão na categoria com kimono; Allan Ribeiro, campeão na categoria com kimono; e Patrick Sander, vice-campeão na categoria com kimono.
 
A delegação contou com 47 alunos, reunindo atletas de Guanhães, Virginópolis, São João Evangelista, Rio Vermelho, Carmésia e Espera Feliz.
 
No quadro geral de medalhas, o Team Alexandre Xuxa somou 11 medalhas de ouro, 16 de prata e 5 de bronze, resultado que evidencia a dedicação dos competidores e o trabalho contínuo de preparação realizado pela equipe.
 
Parabéns aos atletas !!!

 

 
Devido ao temporal que atingiu Guanhães na tarde dessa terça-feira, 10, vários pontos da cidade ficaram alagados, sinalizando deficiências estruturais, preocupando tanto moradores quanto comerciantes guanhanenses.
 
Confira algumas imagens!
 
 
O Banco Central (BC) informou nesta terça-feira (10) que ainda existem, nas instituições financeiras, R$ 10,27 bilhões em "recursos esquecidos" pelos clientes. O balanço considera valores contabilizados até dezembro do ano passado.
 
O sistema do BC permite consultar se pessoas físicas (inclusive falecidas) e empresas deixaram valores para trás em bancos, consórcios ou outras instituições. O prazo oficial para buscar os recursos teria, em tese, acabado em 16 de outubro de 2024. Entretanto, o Ministério da Fazenda informou que não há prazo para clientes resgatarem os valores nas instituições financeiras.
 
Como consultar o dinheiro esquecido
O único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é o https://valoresareceber.bcb.gov.br.
- Via sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução.
 
Caso não tenha uma chave cadastrada, é preciso entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento. Outra opção é criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.
 
No caso de valores a receber de pessoas falecidas, é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal para consultá-los. Também é necessário preencher um termo de responsabilidade.
 
Após a consulta, é preciso entrar em contato com as instituições nas quais há valores a receber e verificar os procedimentos.
 
Pedido automático
Desde maio do ano passado, o BC informou que é possível habilitar uma solicitação automática de resgate de valores a receber. A novidade, segundo a instituição, é que a adesão ao novo serviço é facultativa.
 
Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. As demais funcionalidades do sistema continuam iguais.
 
Para habilitar, é necessário acessar o SVR com uma conta gov.br de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativadas.
A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem possui chave PIX do tipo CPF. Quem ainda não possui essa chave deve cadastrá-la junto à sua instituição financeira.
 
O cidadão não receberá aviso do Banco Central quando algum valor for devolvido. O crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão.
 
As instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via PIX continuarão exigindo solicitação manual. Isso também se aplica a valores oriundos de contas conjuntas.
 
Atenção: o governo não entra em contato solicitando dados pessoais ou informações extras para a devolução dos recursos por mensagem ou ligação telefônica. Fique atento e se proteja de golpes. (Por G1/Edição Folha)
 
 
 
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nessa segunda-feira (9), em Brasília, um alerta de farmacovigilância sobre os riscos do uso indevido de medicamentos agonistas do receptor GLP‑1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras. O grupo inclui a dulaglutida, a liraglutida, a semaglutida e a tirzepatida.
 
Em nota, a Anvisa destacou que, embora o risco conste das bulas dos medicamentos aprovados no Brasil, as notificações têm aumentado tanto no cenário internacional como no cenário nacional, o que exige reforço das orientações de segurança.
 
“Conhecidos popularmente como canetas emagrecedoras, esses medicamentos devem ser utilizados exclusivamente conforme as indicações aprovadas em bula e sob prescrição e acompanhamento de profissional habilitado”, destacou a agência no comunicado.
 
O monitoramento médico, segundo a Anvisa, é motivado pelo risco de eventos adversos graves, incluindo pancreatite aguda, que podem incluir formas necrotizantes e fatais. “Apesar do alerta, não houve mudança na relação de risco e eficácia dessas substâncias. Ou seja, os benefícios terapêuticos ainda superam os efeitos adversos, de acordo com as indicações e modos de uso aprovados e constantes da bula”, completou a agência.
 
O comunicado cita que, no início do mês, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido emitiu alerta para o risco, ainda que pequeno, de casos de pancreatite aguda grave em pacientes que utilizam canetas emagrecedoras.
 
Números
Dados da Anvisa indicam que, entre 2020 e 7 de dezembro de 2025, 145 notificações de suspeitas de eventos adversos foram registradas no país, além de seis suspeitas de casos com desfecho de óbito.
 
Em junho de 2025, a agência determinou que farmácias e drogarias passassem a reter a receita desse tipo de medicamento. Desde então, a prescrição médica passou a ser feita em duas vias e a venda só pode ocorrer com a retenção da receita na farmácia, assim como acontece com antibióticos.
 
A validade das receitas é de até 90 dias, a partir da data de emissão. “A decisão teve como objetivo proteger a saúde da população brasileira, visto que foi observado um número elevado de eventos adversos relacionados ao uso desses medicamentos fora das indicações aprovadas”, destacou a Anvisa.
 
“A Anvisa destaca que o uso indiscriminado e fora das indicações autorizadas, especialmente para emagrecimento sem necessidade clínica, eleva significativamente o risco de efeitos adversos e dificulta o diagnóstico precoce de complicações graves”, completou.
 
Orientações
A agência recomenda que usuários de canetas emagrecedoras procurem atendimento médico imediato em caso de dor abdominal intensa e persistente, que pode irradiar para as costas e vir acompanhada de náuseas e vômitos - sintomas sugestivos de pancreatite.
 
Profissionais de saúde, de acordo com a Anvisa, devem interromper o tratamento ao suspeitar da reação, não dando prosseguimento caso o diagnóstico seja confirmado. (Por Agência Brasil/Edição Folha)

 

 
 
 
O primeiro Dia D de combate à dengue será realizado em 28 de fevereiro, o último sábado do mês e quase duas semanas após o Carnaval. Estão previstos mutirões de limpeza, blitz educativa e panfletagem com o passo a passo para eliminar focos do mosquito transmissor da doença e outras arboviroses, como zika, chikungunya e febre amarela.
 
A data foi anunciada pelo Governo de Minas na última sexta (06), quatro dias após a divulgação do último boletim epidemiológico. Até 2 de fevereiro, o Estado havia registrado 8.227 casos prováveis (confirmados e suspeitos) de dengue. Seis mortes estão em investigação. No mesmo período do ano passado eram 19,5 mil notificações e seis óbitos. (Com informações Agência Minas)

 

 
 
 
Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), neste primeiro semestre de 2026, precisam entregar a documentação para a instituição privada de ensino superior (IES) em que foram pré-selecionados até sexta-feira (13), a fim de comprovar as informações prestadas no momento da inscrição.
 
O resultado referente ao processo seletivo do primeiro semestre foi divulgado na semana passada, com mais de 226 mil pré-selecionados. O candidato pode conferir o resultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação, com login da plataforma Gov.br
 
O candidato pode comparecer à instituição de educação superior ou encaminhar a documentação necessária por meio virtual, conforme definido pela faculdade. A instituição deverá disponibilizar, em suas páginas na internet, campo específico para o encaminhamento.
 
Se a entrega for presencial, a faculdade privada deverá orientar colaboradores para receber a documentação fisicamente nos locais de oferta de curso em que houver candidatos pré-selecionados, nos horários de funcionamento da instituição. 
 
Certificação do ensino médio
Para aqueles candidatos com 18 anos ou mais que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 para obter certificação desta etapa de ensino e se enquadram nos pré-requisitos previstos no edital do Enem, podem requerer a declaração de conclusão.
 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o documento autenticado, na Página do Participante do Enem, o que permitirá a pré-matrícula dos pré-selecionados em instituições de educação superior de candidatos do Prouni. (Por Agência Brasil/Edição Folha)
 
 
 
 
Na manhã desta terça-feira (10) o município de Guanhães divulgou o início de ações importantes para a educação da cidade, fruto do Pacto Mineiro pela Alfabetização, uma importante parceria com o Governo de Minas Gerais e a Fundação Getúlio Vargas, que tem como objetivo garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
 
A primeira ação aconteceu na última semana, terça-feira (03), quando o polo Guanhães recebeu professores dos municípios de Materlândia, Paulistas, Sabinópolis e Guanhães, em um encontro realizado na Câmara Municipal, que reuniu lideranças regionais, educadores, diretores, pedagogos e Secretários de Educação.
 
A formação dos professores acontece entre fevereiro e maio, na Escola Municipal Padre Café, com apoio logístico da Secretaria Municipal de Educação de Guanhães, fortalecendo a qualificação dos profissionais e a melhoria da aprendizagem dos alunos.

 

 
 
 
A cada 24 horas, praticamente sete crianças e adolescentes desaparecem em Minas. Dos 9.139 sumiços registrados no Estado no ano passado, 2.487 (quase 30%) envolviam vítimas com menos de 18 anos. O número é quase 40% maior do que o registrado em 2024. Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).
 
Minas é o terceiro estado com mais registros de desaparecimentos de menores de idade no Brasil. O ranking nacional é liderado por São Paulo, com 5.015 casos, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 3.102.
 
Em relação ao total desaparecimentos, independentemente da faixa etária, Minas é a segunda unidade federativa com mais notificações, atrás apenas do estado paulista (20.546).
Recentemente, o caso de Alice Maciel Lacerda Lisboa, de 4 anos, sensibilizou pessoas de todo país. A menina ficou três dias desaparecida na zona rural de Jeceaba, na região Central do Estado. Autista não verbal, sendo encontrada no último dia 31 por voluntários da força-tarefa que mobilizou bombeiros, militares, moradores e familiares.
 
Nacionalmente, o país ficou chocado com o desaparecimento dos irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4. Os dois sumiram em 4 de janeiro de 2026, enquanto brincavam em uma área de mata no povoado São Sebastião dos Pretos, na zona rural de Bacabal, no interior do Maranhão. Nenhuma das crianças foi encontrada.
 
Perfil dos desaparecidos
Três em cada dez casos registrados no país em 2025 envolveram crianças e adolescentes. Dos 84.760 sumiços, 23.919 (28%) foram de vítimas com menos de 18 anos. Isso significa que as delegacias brasileiras registraram, em média, 66 boletins de ocorrência diários.
 
Tem que esperar 24h para chamar a polícia?
A Polícia Civil (PC) orienta que o registro de desaparecimento deve ser feito imediatamente após a identificação da quebra na rotina da pessoa, sem a necessidade de aguardar 24 horas. O boletim pode ser efetuado em qualquer delegacia, bases da Polícia Militar ou de forma online pela Delegacia Virtual delegaciavirtual.sids.mg.gov.br
 
Para auxiliar nas investigações, a PC disponibiliza a Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD), que mantém um banco de cartazes para divulgação no site oficial (desaparecidos.policiacivil.mg.gov.br).
 
Informações sobre o paradeiro de pessoas desaparecidas podem ser repassadas de forma sigilosa pelo telefone 0800-2828-197.

 

 
 
Pais, responsáveis e estudantes maiores de idade que não participaram do período regular do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) ainda podem se inscrever nas vagas remanescentes da rede pública estadual de ensino. O prazo foi prorrogado até a próxima segunda-feira (9/2)
 
Nesta etapa, são oferecidas as vagas que não foram ocupadas durante o processo regular de cadastro. A inscrição deve ser feita pela internet, neste site, e o encaminhamento do estudante é imediato, conforme a disponibilidade de vagas nas escolas da zona correspondente ao endereço informado.
 
Diferentemente do período oficial do Sucem, em que o candidato podia indicar até três unidades escolares dentro do seu zoneamento, nas vagas remanescentes o sistema já apresenta, no momento da inscrição, a escola que possuí vaga disponível para a confirmação da matrícula.
 
Considerando que o ano letivo de 2026 já foi iniciado, a confirmação da matrícula deve ser imediata. Excepcionalmente para os inscritos entre os dias 7 e 9/2, o prazo para comparecimento à escola com a documentação necessária será um dia útil após a emissão do encaminhamento pelo Sucem.
 
Para o período de vagas remanescentes, a participação dos municípios é facultativa, ficando restrita às vagas efetivamente disponibilizadas no sistema.
 
Quem pode se inscrever
 
Podem participar das vagas remanescentes estudantes que desejam ingressar na rede pública estadual, mudar de escola ou que perderam o prazo da etapa regular do Sucem. As inscrições contemplam diferentes modalidades e etapas de ensino, conforme a oferta de vagas disponível.
 
No momento do cadastro, é obrigatório informar o CPF do candidato, além de dados como endereço, filiação, tipo e nível de ensino e a etapa pretendida. Ressalta-se a importância de observar se candidato já foi estudante da rede estadual para confirmar.
 
Os tipos e níveis de ensino disponíveis incluem o ensino regular, o ensino integral, o ensino integral profissional, o ensino regular profissional, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a educação profissional. (Por Agência Minas)

 

 
Pagina 1 de 2170

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato