Saúde

 

Período chuvoso é época que favorece a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, o município de Guanhães faz um alerta importante à população para redobrar os cuidados e reforça que a eliminação de focos do mosquito começa dentro de casa.

Pequenas atitudes no dia a dia fazem toda a diferença para evitar a proliferação do inseto. Entre as principais orientações estão em não deixar água parada em recipientes, manter a caixa d’água sempre limpa e bem fechada, além de realizar a limpeza frequente de calhas, ralos e pneus. O descarte correto de lixo e entulhos também é fundamental para impedir que se tornem criadouros do mosquito.

A Prefeitura também chama a atenção para os sintomas da doença. Em caso de febre, dores no corpo, mal-estar ou dor atrás dos olhos, a orientação é procurar imediatamente a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima para avaliação e atendimento.

O alerta é claro: o combate à dengue depende do envolvimento de todos. Cuidar do quintal, da casa e do entorno é uma forma de proteger não apenas a própria família, mas toda a cidade. (Com informações ASCOM Guanhães)

Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país

Escrito por  |  Quinta, 22 Janeiro 2026 16:19  |  Publicado em Saúde
 
Os medicamentos à base de tirzepatida das marcas Synedica e TG, e de retatrutida, de todas as marcas e lotes, tiveram sua comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e uso proibidos pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa) nesta quarta-feira (21). Esses produtos são popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras do Paraguai”.
 
Segundo a agência, esses medicamentos são produzidos por empresas desconhecidas e são vendidos – em perfis no Instagram – “sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa”.
 
A Anvisa diz também em seu comunicado que, por serem irregulares e de origem desconhecida, “não há garantia sobre o seu conteúdo ou qualidade”, e que por isso essas canetas emagrecedoras não podem ser usadas “em nenhuma hipótese”.
 
A resolução sobre a proibição foi publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (21).

 

 
 
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesse domingo (18) que mais de 1 milhão de profissionais que atuam na atenção primária à saúde de todo o país poderão ser imunizados, a partir de 9 de fevereiro, com a vacina Butantan-DV, com tecnologia 100% nacional, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante contra a arbovirose é o primeiro de dose única do mundo.
 
O ministro explicou que a vacinação deste público será possível com a chegada de mais doses da Butantan-DV. O Instituto Butantan deve produzir e entregar até 31 de janeiro cerca de 1,1 milhão de doses adicionais desta vacina nacional contra a dengue, para garantir a imunização dos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Os anticorpos da Butantan-DV oferecem proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Os estudos clínicos indicam eficácia global de 74% da vacina brasileira, com redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalização pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
 
Produção de mais doses
O governo federal quer ampliar gradualmente a vacinação em dose única para todo o país, para pessoas de 15 a 59 anos, o que depende da disponibilidade de novas unidades da vacina Butantan-DV, que foram encomendadas no mês passado pelo Ministério da Saúde.
 
Para acelerar a fabricação em larga escala do imunizante, o ministro divulgou que o Instituto Butantan firmou uma parceria de transferência de tecnologia à empresa WuXi Vaccines, da China. (Por Agência Btasil/Edição Folha)

 

 
 
 
A Fundação Hemominas consolida sua trajetória de inovação ao disponibilizar um novo produto hemoterápico para a saúde pública em Minas Gerais. Por meio do Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio), a instituição iniciou a produção do Colírio de Soro Autólogo (CSA), opção terapêutica segura e personalizada que auxilia no tratamento de distúrbios oculares graves.
 
Trata-se de um produto feito a partir do sangue do próprio paciente, o que reduz riscos de rejeição e amplia a eficácia do tratamento, com resultados já observados em 16 pacientes atendidos até o momento,
 
O bioquímico e gerente do Banco de Células do Cetebio, Maurício Colombini Martins, destaca a segurança do processo. “O colírio só é liberado ao paciente após a certificação de que está apto para o uso”, afirma. Ele acrescenta que pacientes com condições severas, como a síndrome do olho seco, apresentam melhora significativa na hidratação ocular com a utilização do CSA.
 
A presidente da Hemominas, Kelly Nogueira, ressalta que a produção do colírio representa um marco para a instituição. “Houve um empenho de toda a equipe do Cetebio, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Governo de Minas para que essa iniciativa se tornasse realidade. É mais um serviço de qualidade que a Hemominas passa a oferecer à população mineira”, destaca.
 
O CSA é indicado para distúrbios graves da superfície ocular, como os causados por disfunção lacrimal e doença do enxerto contra o hospedeiro. Embora seja uma terapia personalizada e não passível de registro sanitário na Anvisa, o produto é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina para uso terapêutico.
 
Atualmente, a Fundação Hemominas realiza a produção do CSA por meio de parceria com o Hospital São Geraldo, unidade funcional do HC-UFMG/Ebserh, referência no atendimento oftalmológico.

 

 
 
 
O mês de dezembro também é marcado pela campanha Dezembro Laranja, uma iniciativa nacional de conscientização sobre o câncer de pele, o tipo de câncer mais comum no Brasil. A ação chama a atenção da população para os cuidados com a exposição ao sol, especialmente durante o verão, quando os riscos aumentam.
 
De acordo com especialistas, o câncer de pele é provocado, principalmente, pela exposição excessiva e sem proteção aos raios ultravioleta (UV). Pessoas de pele clara, trabalhadores que atuam ao ar livre e quem se expõe ao sol por longos períodos estão entre os grupos mais vulneráveis, mas todos devem redobrar os cuidados.
 
A campanha orienta medidas simples e eficazes de prevenção, como:
* Usar protetor solar diariamente, inclusive em dias nublados;
* Reaplicar o protetor a cada duas horas ou após contato com água e suor;
* Utilizar chapéus, óculos escuros e roupas com proteção UV;
* Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, quando a radiação é mais intensa.
 
Além da prevenção, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. A recomendação é observar manchas, pintas ou feridas na pele que mudam de cor, tamanho ou formato, ou que não cicatrizam. Ao notar qualquer alteração, é essencial procurar um profissional de saúde.
 
O Dezembro Laranja reforça que cuidar da pele é um ato de saúde e de autocuidado. Com informação, prevenção e atenção aos sinais do corpo, é possível reduzir significativamente os casos graves da doença e salvar vidas. (Informações do INCA/Edição Folha FM)

 

 
 
 
A Secretaria Municipal de Saúde informou por meio das redes sociais da Prefeitura de Guanhães, que a cidade já conta com as vacinas Sincicial A e B, importantes para a proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) — principal causador da bronquiolite e de outras infecções respiratórias em bebês.
 
A partir do dia 15 de dezembro, as gestantes com idade gestacional a partir da 28ª semana, já podem procurar sua Unidade de Saúde para receber a vacina.
 
Documentos necessários:
• Cartão do SUS
• Documento com foto
• Caderneta de vacinação
 
Garanta sua proteção e a do seu bebê. Não deixe de se prevenir contra a Bronquiolite.
 
 

Aconteceu hoje a inauguração de centro de radioterapia em Itabira

Escrito por  |  Quinta, 11 Dezembro 2025 19:13  |  Publicado em Saúde
 
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na tarde desta quinta-feira (11), da inauguração do Centro de Radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira. A nova unidade, a primeira do município, começa a funcionar imediatamente e representa um avanço importante no atendimento oncológico da região.
 
Com capacidade para atender até 50 pacientes por dia, o centro deve reduzir significativamente os deslocamentos e diminuir o tempo de espera para tratamentos contra o câncer , um dos principais desafios enfrentados por pacientes que dependem da rede pública.
 
A inauguração aconteceu durante um evento nacional que marcou a entrega simultânea de cinco centros de radioterapia em diferentes estados: Minas Gerais, Goiás, Maranhão, São Paulo e Espírito Santo. A ação integra o esforço do governo federal para ampliar a estrutura de atendimento oncológico no país.
 
Além da entrega da unidade, o governo anunciou mais de R$ 314 milhões em investimentos para a saúde pública de Minas Gerais. Os recursos serão destinados a melhorias na infraestrutura hospitalar, aquisição de equipamentos e fortalecimento da rede de atenção especializada.
 
Durante a cerimônia, o Prisendete Lula destacou a importância de levar tratamentos de alta complexidade para mais perto da população. Segundo ele, ampliar o acesso à saúde é uma prioridade, especialmente em áreas onde o deslocamento para outras cidades se torna um obstáculo ao tratamento contínuo.
 
Com a nova estrutura em funcionamento, Itabira passa a integrar o grupo de municípios mineiros aptos a oferecer radioterapia, garantindo mais qualidade de vida e esperança aos pacientes que lutam contra o câncer.

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

Escrito por  |  Quinta, 11 Dezembro 2025 18:51  |  Publicado em Saúde
 
 
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) publicaram nota conjunta restringindo uso de testosterona em mulheres.
 
Conforme as três entidades médicas, “a prescrição de testosterona deve restringir-se estritamente à única indicação formalmente reconhecida (Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo -TDSH), após avaliação clínica adequada, sendo potencialmente danosa quando utilizada sem indicação, com base em dosagens isoladas ou com objetivos não terapêuticos.”
 
O comunicado alerta efeitos colaterais, alguns com gravidade. “O uso de testosterona fora da única indicação em mulheres aumenta o risco de eventos adversos, incluindo: efeitos virilizantes como acne, queda de cabelo, crescimento de pelos, aumento do clitóris e engrossamento irreversível da voz, toxicidade e tumores de fígado, alterações psicológicas e psiquiátricas, infertilidade e potenciais repercussões cardiovasculares como hipertensão arterial, arritmias, embolias, tromboses, infarto, AVC e aumento da mortalidade, além de alterações de outros exames laboratoriais, como os de colesterol e triglicerídeos.”
 
A nota ainda ressalta que a Anvisa não aprovou nenhuma formulação de testosterona para uso em mulheres e que a agência reguladora também não reconhece “uso de testosterona para fins estéticos, de melhora de composição corporal, desempenho físico, disposição ou antienvelhecimento.” (Por Agência Brasil)

 

 

Pagina 1 de 119

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato