Na semana passada, muitos guanhanenses receberam através de mensagens no whatsapp e nas redes sociais, um pedido de doação de sangue, para Thalis Caldeira Santos, de 14 anos, que está internado no Hospital Santa Casa, em Belo Horizonte, com Leucemia Linfoide Aguda.
Em entrevista à reportagem da Folha, a mãe de Thalis, Karinni Caldeira, contou que há cerca de 30 dias, ele foi internado e está à espera de um transplante de medula óssea. Neste tempo, o adolescente necessita fazer transfusões de sangue com frequencia, e por isso precisa muito de doações de sangue O+, que é seu tipo sanguíneo.
“O Thalis precisa de sangue O+, e agradeço de coração, quem puder doar, mas, independente do tipo sanguineo peço para que as pessoas doem sangue, para suprir o estoque do Hemominas, que está em falta, e precisa muito dessas doações, para que outras pessoas também sejam ajudadas”, ressaltou Karinni.
A mensagem postada nas redes sociais também convocava as pessoas à participarem de uma caravana, que vai ao Hemominas de Belo Horizonte para esse fim. Porém, a caravana, organizada pela Associação Ato de Amor, felizmente já está com lotação máxima, 100 pessoas, e vai sair no dia 25 deste mês. Entretanto, os interessados em realizarem a doação em prol do Thalis, podem comparecer ao Hemominas da capital, munidos de RG, e informando que fará a doação em nome de Thalis Caldeira Santos, na ala de transplantes de medula óssea.
Confira alguns dos requisitos básicos para a doação de sangue
• Estar em boas condições de saúde.
• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
• Pesar no mínimo 50kg.
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
• Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Respeitar os intervalos para doação
• » Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
• » Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).
Por Folha
Deixe um comentário