Há pelo menos dois meses, um cidadão de 57 anos, morador de Guanhães, não encontra tiras de glicemia para diabético tipo 2. “Faço uso diário para o controle da minha glicose; na farmacinha me informaram que não há previsão para chegar”, contou e disse ainda estar indignado com a situação.
Além de ser um insumo caro, ele enfrenta outro problema: encontrar na cidade tiras compatíveis com a marca do aparelho medidor. “Na rede particular em Guanhães não achei as tiras do meu glicosímetro, que foi adquirido na farmácia municipal. Agora, a única solução é comprar um kit, que sai em torno dos R$160,00”, lamenta.
De acordo com informações da secretaria de saúde de Guanhães, através da assessoria de comunicação, as tiras de glicemia não estão em falta apenas no município, mas em todo o estado, devido a problema na licitação, conforme divulgado em nota pela Superintendência de Assistência Farmacêutica.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou que o problema tem acontecido e afirmou que não há previsão para a normalização da situação.
"Desde 2014, a Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) vem elaborando planejamentos para a aquisição do item, além de uma compra direta. Entretanto, não foram alcançados os pré-requisitos legais para a conclusão do processo de aquisição, consumindo nosso estoque de segurança. Frente aos insucessos observados, em paralelo ao processo licitatório, a SAF realizou diversas solicitações de empréstimos e caronas a outros estados e órgãos, entretanto o quantitativo conseguido foi insuficiente. Um novo planejamento foi iniciado e encontra-se em andamento. Tão logo o item seja entregue em nosso almoxarifado, autorizaremos a distribuição para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde", detalhou.
Por Folha
Deixe um comentário