A quatro dias do fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que termina na próxima sexta-feira (20) no país, o Ministério da Saúde informou ontem (16) que 21,3 milhões de pessoas haviam recebido a dose até a semana passada – 43% da população prioritária. A meta do governo é imunizar 80% do público-alvo.
Em Guanhães, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Neusa Mendes, informou que a campanha vai terminar um dia após o restante do país, no sábado (21), com a vacinação das zonas rurais pertencentes aos PSFs do Pito, Agroder, Milô e Vermelho.
De acordo com o balanço divulgado pelo setor, até a última quinta (12), cerca de 6.050 pessoas já haviam sido imunizadas contra a doença, o que corresponde a 80,2% do público prioritário (7.540).
Das crianças de 6 meses até 5 anos de idade, 81,97% já foram vacinadas; dos trabalhadores de saúde, 98,84%; das gestantes, 60,45%; das Puérpuras, 68,97% e do público idoso, 74,55%.
Ainda segundo a VE, a cobertura mínima esperada para cada um destes grupos é de 80%, e cerca de 1.500 pessoas ainda precisam ser imunizadas contra a influenza.
No caso das pessoas com doenças crônicas, 92,4% do público já se vacinou, e de acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Neusa Mendes, a vacinação para esse público está suspensa nos PSFs, uma vez que as doses restantes serão destinadas a crianças da APAE que ainda não se vacinaram, acamados e algum paciente de doença crônica a ser analisada quanto ao enquadramento na listagem de comorbidades.
A coordenadora explica que a vacina vem contada, e não há previsão concreta de receber outras doses até o final da campanha. Desta forma, ela solicita que caso alguém esteja com receita, que procure a Vigilância epidemiológica ou sua Unidade de Saúde para deixar seu contato, pois caso ao final da campanha sobre doses ou seja enviado mais vacinas, a prioridade serão destas pessoas.
Nível Nacional
De acordo com balanço divulgado pelo ministério da saúde, a Região Sul apresenta, até agora, o melhor desempenho em relação à cobertura vacinal, com 55,7%; seguida pelo Sudeste (48,05%); Centro-Oeste (48%); Norte (34,9%) e Nordeste (31,65%).
Por Folha
Deixe um comentário