Na última quinta-feira (18), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou um informe epidemiológico com o número de de óbitos relacionados à Gripe H1N1 em 2016.
Até o momento, de acordo com o informe, foram notificados 547 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda, o que corresponde a 13,3% dos casos. Destes, 121 foram confirmados para o vírus da Influenza A (H1N1) em mais de 60 municípios de Minas, entre eles, a cidade de Diamantina, que foi a única da região que teve óbito registrado (apenas 1).
Sobre a doença
A gripe H1N1 é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza e acomete as vias respiratórias. Entre os sintomas, é comum o aparecimento de espirro, coriza, tosse, febre alta, dor de cabeça e prostração.
A transmissão da gripe ocorre, geralmente, por secreção e pela inalação de partículas de saliva infectada em suspensão no ar. Por isso, para se prevenir contra a gripe, é muito importante mudar alguns hábitos como, por exemplo, lavar a mão com mais frequência e levar o antebraço à boca ao espirrar ou tossir.
Ela ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do País.
Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade, possuem um risco maior de desenvolver complicações.
Por Folha
Deixe um comentário