Folha de Guanhães

Folha de Guanhães

 
O IFMG – Campus São João Evangelista realizará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em conjunto com o Seminário de Integração Acadêmica (SIA) do dia 10 a 14 de novembro. Os eventos têm como objetivo popularizar a ciência, tecnologia e inovação, além de promover a integração da comunidade acadêmica.
 
Neste ano, a SNCT traz como tema “Planeta Água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território”. A proposta busca conscientizar sobre a importância da água e dos oceanos, destacando o papel da ciência na compreensão e no enfrentamento das mudanças climáticas. A programação pretende aproximar o tema global das realidades locais, incentivando reflexões sobre como as ações individuais e coletivas impactam diretamente o território.
 
O Seminário será um espaço de diálogo e troca de experiências, no qual servidores e estudantes poderão apresentar os resultados de seus projetos de pesquisa e extensão. O evento reforça a integração entre diferentes áreas do conhecimento e a valorização da produção acadêmica desenvolvida no Campus.
 
A programação contará com a apresentação de trabalhos de pesquisa; feira de ciências; mesas-redondas; minicursos; oficinas e palestras.
 
Para dar início às atividades, já está disponível o edital da Feira de Ciências, que selecionará os trabalhos participantes.
 
Mais informações sobre a SNCT estão disponíveis no site oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: https://semanact.mcti.gov.br/
 
 
 
A Biblioteca Municipal Cecília Meireles vai sediar nesta segunda-feira (20) um momento especial de cultura e literatura: o “Encontro com o Autor”. A partir das 18h, acontece um bate-papo com o escritor guanhanense Aníbal Morbeck dos Santos Junior, autor do livro Vestígios na Vereda.
 
Aníbal atuou como atendente e recepcionista no Hospital Regional da cidade antes de ingressar, em 1997, na Polícia Civil de Minas Gerais, onde se aposentou como Inspetor em 2021. Formado em Letras, com especialização em Língua Inglesa, Língua Portuguesa e suas Literaturas, também lecionou em escolas públicas e instituições de ensino superior, como a Universidade de Uberaba e o Instituto Iseed/Faved.
 
Professor, policial aposentado e apaixonado por palavras, Aníbal compartilha em sua obra um olhar poético e sensível sobre a vida e o cotidiano.
 
Toda a comunidade está convidada!
 
 
 
 
Milhares de pessoas de toda a região esperam ansiosamente pelo tradicional Aniversário da Cidade, que neste ano vai celebrar os 150 anos de Guanhães. Ao longo de todo o ano, o município realizou ações e eventos em comemoração à data, mas a festa mais esperada pelos guanhanenses acontece nesta semana, entre os dias 23 e 26 de outubro, no Parque de Exposições João Carlos de Miranda Júnior. Confira a programação:
 
Quinta (23/10)
Luiz Cachaça • Natanzinho Lima • DJ Sérgio
 
 
Dando continuidade às celebrações dos 150 anos de Guanhães, neste domingo (19), o município vai realizar o Espaço da Gente com diversas atrações oferecidas gratuitamente à comunidade.
 
- Rua de Lazer em comemoração à caderneta de vacina completa
- Espaço Saúde
- Feira Mulheres que Produzem
- Praça de Alimentação
O evento acontece de 08h às 14h, na Avenida Alberto Caldeira, que será interditada temporariamente.

 

 
 
Dando continuidade às celebrações dos 150 anos de Guanhães, neste domingo (19), o município vai realizar o Espaço da Gente com diversas atrações oferecidas gratuitamente à comunidade.
 
- Rua de Lazer em comemoração à caderneta de vacina completa
- Espaço Saúde
- Feira Mulheres que Produzem
- Praça de Alimentação
O evento acontece de 08h às 14h, na Avenida Alberto Caldeira, que será interditada temporariamente.

 

 
 
 
Sancionada em julho deste ano, entra em vigor no próximo mês, a Lei nº 15.171/2025 que amplia o direito das mulheres à cirurgia plástica reparadora da mama em casos de mutilação total ou parcial, seja qual for a causa.
 
A nova legislação altera as Leis nº 9.797/1999, que trata desse procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a nº 9.656/1998, referente aos planos e seguros privados, para reforçar a oferta do atendimento tanto na rede pública quanto na rede suplementar. Antes da mudança, o direito à cirurgia reparadora era assegurado apenas às mulheres vítimas de câncer de mama.
 
A Lei também assegura o acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado desde o diagnóstico para as mulheres que sofrerem mutilação mamária decorrente da utilização de técnica cirúrgica para tratamento de qualquer doença.
 
Com a alteração da Lei nº 9.656/1998, cabe às operadoras, por meio de sua rede de unidades conveniadas, prestar serviço de cirurgia plástica reconstrutiva de mama, utilizando-se de todos os meios e técnicas necessárias, para o tratamento de mutilação total ou parcial do órgão, inclusive de forma simultânea ou imediata à cirurgia que causou a mutilação, salvo contraindicação médica e com respeito à autonomia e à concordância da mulher.
 
 
 
 
O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) está com inscrições abertas até sábado (18) para o curso de pós-graduação em Gestão, oferecido em parceria pelos campi São João Evangelista e Bambuí.
 
Com duração de 24 meses, o curso será totalmente a distância, possibilitando maior flexibilidade para os alunos. Estão disponíveis 80 vagas, distribuídas entre as áreas de Empreendedorismo e Negócios, Marketing Digital, Gestão de Pessoas e Tecnologia e Inovação. Parte das vagas é destinada às ações afirmativas, garantindo maior inclusão.
 
As inscrições podem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário online. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00, também com prazo de pagamento até a mesma data.
 
Podem se inscrever profissionais graduados em qualquer área, e o ingresso dos aprovados será no primeiro semestre letivo de 2026.
O edital completo com todas as informações do processo seletivo pode ser acessado pelo site oficial do campus São João Evangelista: www.sje.ifmg.edu.br.

 

 
 
 
O Ministério da Saúde publicou um alerta para que os estados e municípios reforcem a vigilância e ações para indivíduos que apresentem sinais e sintomas de sarampo. De acordo com a pasta, 34 casos foram confirmados este ano até a Semana Epidemiológica 38, que vai de 29 de setembro a 5 de outubro. A preocupação do ministério é evitar a reintrodução do vírus no país.
 
Dos casos confirmados, nove foram trazidos por pessoas que retornaram do exterior, 22 tiveram contato com indivíduos infectados lá fora e três são compatíveis geneticamente com vírus em circulação em outros países. Até o momento, os estados do Tocantins, Maranhão e de Mato Grosso estão qualificados como em surto de sarampo.
 
A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, aponta que a falta de cobertura vacinal da população tem possibilitado o retorno do sarampo ao país.
 
“Os casos importados aconteciam, tanto um estrangeiro vindo para cá, quanto um brasileiro que viajou e voltou com sarampo, porém, a situação era resolvida porque a nossa vigilância era boa. O sarampo antes entrava e encontrava todo mundo vacinado e não causava surto. Agora ele chega e encontra várias pessoas suscetíveis,” aponta a especialista.
 
Cobertura vacinal
Segundo informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), em 2024, o Brasil apresentou uma cobertura vacinal de tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) de 95,7%, na primeira dose, e 74,6% na segunda.
 
Em 2025, houve uma queda, o que colocou o índice abaixo da meta de 95%. Os dados apontam para cobertura vacinal das doses 1 e 2, respectivamente, de 91,2% e 74,6%.
 
Segundo o Ministério da Saúde, os percentuais abaixo da média evidenciam a vulnerabilidade para a ocorrência do vírus do sarampo, reforçando a importância da intensificação vacinal.
 
A vacinação contra o sarampo está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde para crianças a partir de 12 meses de idade. (Agência Brasil)

 

 
 
 
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) abriu nessa terça-feira (14) as inscrições do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) para o ano letivo de 2026. O prazo segue até 14/11 e deve ser realizado exclusivamente pelo site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br
 
O Sucem organiza o ingresso de novos estudantes na rede pública estadual e municipal em 775 municípios, garantindo critérios de transparência e prioridade no encaminhamento das vagas. A renovação de matrícula dos estudantes da rede estadual de ensino foi realizada automaticamente até o dia 9/10.
 
A subsecretária de Articulação da SEE/MG, Cláudia Lara, reforça o chamado às famílias mineiras. “Aquele estudante que deseja mudar de escola ou quer vir para a rede pública, é hora de fazer o seu cadastro. Até 14/11, todas as escolas da rede pública em mais de 700 municípios de Minas Gerais estão preparadas para atender às famílias”, orienta a subsecretária.
 
As famílias que precisam inscrever novos estudantes devem ficar atentas ao prazo e buscar apoio nas escolas estaduais e municipais, nos municípios que aderiram ao processo de cadastro unificado, em caso de dúvidas ou dificuldade de acesso à internet.
 
Tecnologia
 
Para a rede estadual, o Sucem é a porta de entrada dos estudantes no ecossistema da educação, e se comunica diretamente com a plataforma Simade, onde são registradas as matrículas dos estudantes. Responsável pelo desenvolvimento e sustentação do Sucem, a Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge) detalha as novidades da plataforma.
 
A previsão da SEE é disponibilizar o resultado do encaminhamento, que especifica em qual escola o candidato foi alocado, em 10/12. Pais, responsáveis ou o próprio estudante (quando maior de idade) deverão comparecer à escola designada entre os dias 26/12 e 9/1, portando os documentos necessários à efetivação da matrícula.
 
A partir desse momento, a matrícula é realizada no Simade, sistema de gestão escolar também desenvolvido pela Prodemge em parceria com a SEE/MG. (Por Agência Minas/Edição Folha)

 

 
 
 
Nessa segunda-feira (13), a aluna Nátale Vitoria Ferreira Soares, da E.E Otávio Nunes Leite, de Sapucaia, embarcou para Uberlândia, onde vai participar do JEB’s – Jogos Escolares Brasileiros 2025. A competição esportiva conta com os campeões do JEMG e das demais seletivas de todos os estados da federação.
 
Nátale vai integrar a seleção de Minas Gerais no atletismo - salto em altura. Ela foi vice-campeã na modalidade do JEMG, e a convocação aconteceu de última hora, uma vez que a campeã da prova se machucou e não poderá participar.
 
A prova de Nátale está prevista para acontecer no próximo sábado, 18 de outubro, às 09h. Os vencedores do JEB’s representarão o time Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares.
 
As informações foram divulgadas pela Superintendência Regional de Ensino de Guanhães, que através das redes sociais desejou à aluna “uma boa competição e que ela continue sua linda trajetória de dedicação ao esporte e aos estudos.” (Por Folha)
 
 
Pagina 1 de 893

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato