Na última semana, Sabinópolis em pareceria com a Emater, realizou o 10º Concurso Municipal do Queijo Minas Artesanal. O evento aconteceu na quarta-feira (17), e contou com a participação de produtores de queijo e a comunidade local.
O júri foi composto por representantes do IMA e EMATER, que elegeram os produtores, Leonardo da Silva Pinho (1º lugar), Geraldo dos Santos Pires (2º lugar) e Deobaldino de Pinho Neto (3º lugar).
Em Sabinópolis, a fabricação de queijo é uma grande tradição, que acontece diariamente e passa de geração a geração. Apenas na Sexta-feira da Paixão (Semana Santa), o queijo não é fabricado no município e seguindo mais uma tradição: o leite é doado para a vizinhança e destinado ao doce de leite e às quitandas.
O IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional reconheceu em 2002, a técnica de fabricação do queijo como patrimônio imaterial e inventariou algumas regiões onde se situam fazendas que mantém a tradição do queijo minas artesanal: Serro, Sabinópolis, Serra da Canastra e Serra do Salitre.
Por ASCOM Sabinópolis/Edição Folha
Foto: ASCOM Sabinópolis
Deixe um comentário