Em agosto deste ano o Professor Mateus Marques Bueno apresentou um trabalho de resumo expandido desenvolvido em parceria com os alunos do curso de agronomia do Campus São João Evangelista que tem como nome “Variabilidade espacial da condutividade hidráulica saturada para uma microbacia experimental pertencente à bacia do Rio Doce”, no XLVII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA) realizado em Brasília no DF, com o tema “A engenharia agrícola no contexto das políticas públicas”.
O resumo expandido é fruto da pesquisa realizada em uma microbacia experimental localizada em Guanhães. Neste trabalho, os alunos de graduação Ricardo Oliveira, Eduardo Alves, João Victor Nunes e Joubert Caldeira, sobre orientação do Professor Mateus Bueno, pesquisaram sobre a dinâmica hídrica nas diferentes zonas hidrogenéticas da microbacia.
Mesmo com os resultados sendo ainda preliminares, o trabalho chamou atenção de pesquisados da área de recurso hídrico.
O resumo expandido está registrado no setor de Pesquisa e Extensão do Campus, COPEX, e foi uma iniciativa do docente e dos alunos, que sem qualquer tipo de fomento de órgãos de pesquisa realizaram atividade visando o fortalecimento das ações de pesquisa desenvolvidas no Campus São João Evangelista.
O professor Mateus Marque Bueno faz parte do corpo docente do IFMG SJE há cerca de um ano, mas atualmente está de licença para capacitação. Matheus esta cursando Doutorado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no Departamento de Ciência do Solo, com pesquisas na linha de Manejo de irrigação e água no solo.
Por IFMG-SJE/Edição Folha
Deixe um comentário