Serro vai receber neste sábado (23), como parte das comemorações do Ano Jubilar, a peça "O Jubileu no Arraial da Chica da Silva".
A peça é ambientada em dois contextos históricos: o séc. XVIII, de Chica da Silva e o contratador de Diamantes, João Fernandes de Oliveira e a primeira metade do séc. XX, de Dom Joaquim Silvério de Souza, primeiro Arcebispo de Diamantina e Dom Silvério Gomes Pimenta, o portentoso prelado negro, Arcebispo de Mariana.
Baseado em documentos históricos a partir do romance de Paulo Amador dos Santos, renomado escritor diamantinense e ex-aluno do Seminário de Diamantina, “Rei Branco Rainha Negra”, a narrativa desvela a verdadeira Chica do Arraial do Tijuco, tenaz, piedosa e caridosa, e, sobretudo muito popular e famosa, em um dramático contexto de misérias no pequeno burgo mineiro, em um relato emocionante de luta do povo contra o absolutismo português. Ela se revela instrumento de um sonho de liberdade, que acabaria por criar em Diamantina, a primeira democracia racial do mundo, que incorporou o negro como cidadão.
O espetáculo acontece na Igreja Nossa Senhora do Rosário às 20h.
Por Folha com ASCOM Serro
Deixe um comentário