Será realizado hoje, no Distrito de Palmeira de Resplendor, município de Àgua Boa mais uma etapa da 17ª edição do Circuito Mineiro da Cafeicultura 2017.
O objetivo do evento é divulgar as tecnologias do setor e promover a troca de informações entre técnicos, empresários e agricultores para melhorar a qualidade do café, reduzir custos na produção e aumentar a renda dos produtores.
“O circuito é bem direcionado. Os temas abordados em cada etapa são relativos àquela microrregião produtora. O único tema que é discutido em todos os municípios é a questão ambiental, principalmente com esta redução da oferta de água”, explica o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussu.
Outro assunto que será muito abordado este ano é gestão da propriedade. “Muitos produtores não anotam os gastos com a atividade. Isso dificulta a análise do técnico da Emater-MG na hora de calcular os custos de produção naquela propriedade. E o produtor que não sabe quanto custa produzir, terá dificuldades para saber o momento correto de vender o café. Este registro é importantíssimo para a tomada de decisão”, comenta o coordenador.
Em Água Boa, a programação começa às 13h, com as inscrições dos produtores que é gratuita, logo em seguida, abertura solene. Haverá ainda palestras:
14h: "Utilização Racional de Fertilizantes e Corretivos" ministrada por Paulo Roberto Vieira Correia - Engenheiro Agrônomo - EMATER – MG
15h: "Otimização da Água na Cafeicultura" ministrada por Adenilson Alecrim - Engenheiro Agrônomo - UFLA
16h: "Programa Certifica Minas Café"ministrada por Ednardo Antônio Fernandes - Técnico - EMATER - MG
Logo após, Coffe Break e encerramento.
O Circuito Mineiro da Cafeicultura é uma promoção do Governo de Minas Gerais, por meio da Emater–MG, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Universidade Federal de Lavras e prefeituras.
Por Folha
Deixe um comentário