Natural de Cantagalo, a estudante Lawínia Paula Cordeiro foi agraciada no início do mês de junho com um convite para participar da Asia International Mathematical Olympiad (AIMO-2019), devido ao excelente desempenho de seu grupo na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras.
A competição foi realizada no Brasil pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento com a Académie de Strasbourg (França). A delegação de Lawínia conquistou Medalhas de Ouro Nacional e Estadual, sendo que foi a única de Minas Gerais e uma das oito do Brasil a conquistar medalhas de ouro em todas as três séries do Ensino Médio.
Filha de mãe professora e pai encarregado de produção em uma empresa de Cantagalo, Lawínia tem 16 anos, reside em Viçosa, e é aluna do 2º ano do ensino médio do Colégio de Aplicação da UFV, onde atua como monitora de física e atualmente preside o Grêmio Estudantil.
Vem apresentando bons desempenhos nas Olimpíadas em escala nacional e estadual desde que entrou na delegação do Colégio de Aplicação da UFV –considerado o melhor em ensino público do Brasil- em 2018. Foi uma dos dois únicos alunos de Minas Gerais a receber simultaneamente medalhas na Olimpíada Brasileira de Física e na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, além de premiações em outras olimpíadas como: OMQ, OBA, OBMEP e Canguru de Matemática.
A Asia International Mathematical Olympiad (AIMO-2019) será realizada na cidade de Taipei, capital de Taiwan, entre os dias 03 e 07 de agosto. No entanto, para o sonho da estudante se tornar realidade, ela vai precisar de apoio financeiro, já que não poderá arcar com os custos da viagem que foram calculados em R$15.000,00 (retirada do passaporte, valor de ônibus de ida e volta Viçosa- Rio de Janeiro, passagens de ida e volta Rio-Taipei, hospedagens, alimentação, transporte em Taipei e outros custos impostos pela rede POC).
Diante disso, a possibilidade de patrocínio surgiu para a mineira como uma forma de levar seu sonho para frente, já que as empresas que abraçarem essa causa também estarão ganhando muito com a parceria, por estarem incentivando a educação, e por poderem ter seus nomes levados pelas delegações à Taipei, e nos meios de comunicação da própria escola, que tem grande renome no Brasil, especialmente na região Sudeste. “Faremos o agradecimento a todos que nos ajudarem, afinal, estarão ajudando a construir um futuro melhor para a educação do Brasil.”
O grande sonho já conta com a parceria das empresas: Cerâmica Forte, J&R Consultórios Odontológicos e Galpão Primus. Seja também um patrocinador e leve sua marca para a China como uma grande incentivadora da educação no Brasil.
Por Folha
Deixe um comentário