Ocorreu nessa quinta-feira (4), um evento da sede do DER/MG. Segundo o diretor do órgão, Djaniro Silva, com a junção da gestão das estradas (antigo DER/MG) com a parte de obras do estado (antigo Deop), que já vinha funcionando, será possível desburocratizar a administração e facilitar os processos.
Um dos objetivos é a remodelação dos contratos que garantem a manutenção de 40 mil quilômetros de estradas dentro de Minas Gerais. Nesse caso, já está contratado o serviço nas regionais de Formiga (Centro-Oeste) e Ituiutaba (Triângulo Mineiro), totalizando 1,1 mil quilômetros.
Outras 26 regionais, somando mais 13 mil quilômetros, estão com as licitações abertas, na fase de análise de documentos. Uma das principais demandas rodoviárias no estado é a manutenção das estradas, pois os buracos e problemas na sinalização interferem na segurança das rodovias.
O departamento já vinha seguindo plano de obras rodoviárias com intervenções concluídas, como a ligação asfáltica entre as cidades de Curvelo e Cordisburgo, na Região Central, inaugurada na semana passada pelo governador Fernando Pimentel. Outras duas iniciativas importantes aguardam novidades.
Uma é o início das obras, já contratadas, para pavimentar os 22 quilômetros que ainda permanecem de terra entre Conceição do Mato Dentro e Serro, na Região Central do estado. As intervenções dependem de licenciamento ambiental.
A segunda é a construção de uma ponte com cerca de um quilômetro de extensão sobre o Rio São Francisco ligando as cidades de Pintópolis e São Francisco, no Norte de Minas. No mês que vem o governo deve lançar a licitação da obra. Hoje, a conexão nesse trecho é feita de balsa.
Por Folha com Portal UAI
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