O francês Auguste François Cesar Prouvençal de Saint-Hilaire cruzou a Serra do Espinhaço há cerca de 200 anos passando por Conceição do Mato Dentro, Serro e Diamantina. Em sua expedição, fez estudos sobre a fauna, flora, geologia, povoamento, entre tantos outros temas da história destaregião no inicio do século XIX.
E foi o bicentenário desse trabalho de Saint-Hilaire que despertou nos três municípios a importância de formalizarem um Pacto de Irmanação, assinado pelos prefeitos de Conceição do Mato Dentro, Zé Fernando, de Serro, Guilherme Simões, e de Diamantina, Juscelino Roque.
O ato aconteceu no último sábado (17), durante a 32ª Festa do Queijo do Serro. O pacto, de acordo com o documento busca “estabelecer profícuo e harmonioso convívio entre os municípios, o que certamente intensificará com a irmanação pretendida, processo que se mostra especialmente relevante pela visão de futuro que emana dos territórios como proponentes do Projeto Turístico Caminho Saint Hilaire, na perspectiva ímpar de integrar harmoniosamente nossas políticas estratégicas para o turismo ao evidenciar o desenvolvimento territorial”.
Para alcançar este objetivo, o documento descreve os compromissos assumidos pelos três municípios. Entre eles, a construção de uma política pública de valorização histórica, ambiental e paisagística na região da expedição do francês. O projeto “Caminho de Saint-Hilaire” foi desenvolvido pelo turismólogo e consultor em Desenvolvimento Territorial, Luciano Amador dos Santos Júnior, que é natural de Diamantina.
“A proposta é criar um corredor turístico, cultural, histórico, gastronômico, ambiental, medicinal, entre outros aspectos, do caminho percorrido por Saint-Hilaire”, destacou ele. O projeto tem o apoio da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
Por ASCOM CMD/Edição Folha
Deixe um comentário