Desde o último final de semana, a Prefeitura de Capelinha, juntamente com a Defesa Civil tem alertado a população sobre os riscos causados pelas fortes e constantes chuvas que atingem vários municípios mineiros, entre eles, Capelinha.
No entanto na última terça-feira, 13 de novembro, os capelinhenses foram surpreendidos no final da tarde, por uma forte chuva que, além de alagar vários trechos da cidade, provocou danos e transtornos em diversos locais. De acordo com a Defesa Civil, foram registrados 36,6 milímetros de chuva em um temporal que durou cerca de 40 minutos e foi semelhante ao ocorrido no dia 23 de fevereiro desse ano.
O local de maior registro de estragos, foi na Rua das Flores, onde três casas foram invadidas pela água, além de ter sido registrado o local com maior acúmulo de lama, devido a um deslizamento de solo.
De acordo com dados da Defesa Civil, Capelinha têm mapeadas 12 áreas de risco, sendo 11 na cidade e uma na zona rural, comunidade de Ponte Nova. Todas estas áreas foram visitadas pela Defesa Civil antes da chuva e segundo o órgão foram oferecidos aos moradores destas áreas, novas moradias para quem desejasse deixar estes locais. Após o temporal de ontem a Defesa civil retornou a estes locais, e não foi registrado nenhum dano insanável e nenhum registro de desabrigados.
Há previsão é de mais chuvas nos próximos dias, para todo o Estado de Minas Gerais. Moradores de áreas de risco, precisam informar aos órgãos responsáveis para que as providencias cabíveis sejam tomadas o quanto antes. Basta ligar no 190 da Polícia Militar, que está acionará a Prefeitura e a Defesa Civil.
Por Gazeta dos Vales/Edição Folha
Deixe um comentário