Belo Oriente é a cidade do Vale do Aço com o melhor Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), de acordo com uma pesquisa divulgada pela Federação das Industrias do Rio de Janeiro (Firjan). O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) geral da cidade foi superior a Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, municípios mais populosos da região. O levantamento leva em consideração os dados relativos ao ano de 2016.
O IFDM mede anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todas as cidades do país nas áreas de emprego e renda, educação e saúde. Criado em 2008, ele é feito com base nas estatísticas públicas oficiais disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. A pesquisa foi divulgada no fim de junho.
Índices do Vale do Aço
No Vale do Aço, dos 27 municípios avaliados, Belo Oriente ocupa a melhor posição no ranking estadual, na 53ª colocação. Isso porque os índices de desenvolvimento de educação e saúde na cidade foram considerados altos (superiores a 0,8 pontos) e os de emprego e renda foram considerados moderados (entre 0,6 a 0,8 pontos). O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de 1, maior o desenvolvimento.
Entre os piores índices do Vale do Aço está a cidade de Braúnas, na 748ª, com o índice de desenvolvimento municipal regular (entre 0,4 e 0,6 pontos).
Por G1/Edição Folha
Deixe um comentário