O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) irá liberar o tráfego da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Diamantina, para veículos leves, ambulâncias e escolares com até cinco toneladas de peso bruto total a partir de sexta-feira (25/3).
O restabelecimento será realizado de forma parcial, em sistema "pare e siga". Os veículos pesados - ônibus e caminhões de carga - vão permanecer utilizando desvio que passa por Bocaiúva e Curvelo.
O trabalho emergencial está sendo desenvolvido pelo DER-MG há mais de 50 dias, com alto critério técnico. Além do pilar a ser substituído, será necessário o reforço da fundação em outros dois, integrantes da estrutura da ponte sobre o rio Jequitinhonha, que possui 12 pilares e foi afetada pelas fortes chuvas que atingiram a região.
Caminhões de carga e ônibus estão proibidos de passar pela ponte e deverão utilizar como desvio as rodovias que dão acesso a Bocaiúva e Curvelo. Enquanto não ocorre a liberação parcial de tráfego na ponte para veículos leves, permanece em operação o desvio de aproximadamente 70 quilômetros passando pelas vias municipais de Mendanha, Inhaí, Pinheiros, Aroeira e Vila do Biribiri.
Por Agência Minas/Edição Folha
Deixe um comentário