Entre os dias 7 de outubro e 26 de novembro deste ano o Espaço Novo Tempo Guanhães realizou uma pesquisa para descobrir quais são as marcas de comércio que mais estão presentes na mente dos guanhanenses; e quais são as top marcas, ou as primeiras lembradas em cada segmento (Top Of Mind).
Segundo informações dos realizadores, foram pesquisados 38 segmentos de mercado: Academia de Ginástica, Açai, Açougue, Autoescola, Clínica de Estética, Clínica Médica, Clínica Dentária, Comida Japonesa, Emissora de Rádio, Escola Particular, Fármacia, Gráfica, Hotel, Imobiliária, Laboratório de Exames, Loja de Calçados, Loja de Eletrodomésticos, Loja de Informática, Loja de Materiais de Acabamento, Loja de Móveis, Loja de Produtos Esportivos, Loja Roupas de Adultos, Loja de Roupas Infantis, Loja de Materiais de Construção, Oficina de Lanternagem, Oficina de Motos/Motopeça, Oficina Mecânica/Peças, Ótica, Padaria, Papelaria,Perfumaria e Cosméticos, Pet Shop, Provedor de internet, Restaurante, Salão de Beleza, Serralheria, Sorveteria, Supermercado.
O resultado oficial da pesquisa será divulgado na próxima semana, dia 05 de dezembro, ao vivo no Jornal da Folha.
CERTIFICADO PARA AS TOP MARCAS
As empresas detentoras das Marcas Top Of Mind ou simplesmente, das Top Marcas de Guanhães receberão um Certificado. Um detalhe importante, de acordo com os realizadores, é que a pesquisa foi desenvolvida e aplicada de forma voluntária e não haverá absolutamente nenhum custo para os contemplados, seja com o evento de entrega de certificado, convites ou qualquer outro custo.
Uma das regras da iniciativa é, inclusive, a proibição de o realizador da pesquisa receber qualquer recurso, seja de doação ou patrocínio das empresas pertencentes aos segmentos pesquisados, para que não seja questionado o mérito dos vencedores. Todo e qualquer cidadão poderá, inclusive, ter acesso aos dados completos da pesquisa por meio de Rede Social do Espaço Novo Tempo Guanhães, a partir da semana seguinte à entrega dos Certificados.
O evento será realizado na Câmara Municipal de Guanhães, no dia 12 de Dezembro, às 19 horas. Na ocasião, também serão premiados com a ‘Comenda Novo Tempo, três cidadãos que realizam trabalhos sociais reconhecidamente relevantes para a cidade.
ENTENDA OS TERMOS: ‘SHARE OF MIND’ E ‘TOP OF MIND’
Se alguém te perguntasse quais os nomes vêm à sua mente quando você ouve falar em Emissora de Televisão no Brasil, qual seria sua resposta? Rede Globo? SBT? Rede Record? Esse é um dado muito importante para essas empresas, pois significa que elas se tornaram referência para você como consumidor. Esse, na verdade, é o sonho de qualquer empresário: ver sua marca se tornar uma referência na memória dos possíveis clientes.
Em Marketing, o termo Share Of Mind, que literalmente, significa “fatia da mente”, é um indicador mensurado por meio de pesquisa de opinião, que demonstra quais empresas e produtos ocupam um espaço na mente dos consumidores. Pode-se dizer, nesse caso, que a Rede Globo, o SBT e a Record, são marcas Share of Mind, ou seja, têm lugar na mente dos consumidores.
Ser uma marca Share of Mind já é fantástico. Agora, imagine ser a mais lembrada no segmento? No caso das emissoras de TV, a marca mais lembrada seguramente é a Rede Globo. Neste caso, ela deixa de ser apenas uma Share of Mind para ser a TOP OF MIND, ou seja, está no topo da mente dos consumidores, por ser a mais mencionada por eles em pesquisas. Inclusive, há marcas que obtiveram uma fatia tão grande da memória dos consumidores do seu segmento que passaram a realmente denominar um produto.
Por exemplo, Bombril não é o nome do produto, mas sim uma marca, que de tão lembrada e associada ao produto, passou a denominá-lo. A mesma coisa ocorreu com a Gillette, que é uma marca de lâminas de barbear... Com a Modess, que é um marca de absorvente íntimo, mas que por muito tempo, denominou esse produto. Trata-se de um dado que, embora não necessariamente reflita participação no mercado, mensura o valor da marca naquele momento. Sabe-se, por exemplo, que a marca Coca-Cola vale mais do que todo o patrimônio físico da Empresa.
Mas e se alguém te perguntasse, por exemplo, quando você pensa em Supermercado em Guanhães, qual nome vem à sua cabeça? Foi essa pergunta que o Espaço Novo Tempo Guanhães fez, não apenas a respeito de Supermercados, mas sobre 38 segmentos de mercado na cidade.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Segundo dados do IBGE 2019, a cidade de Guanhães possui 34.319 habitantes, e de acordo com os realizadores da pesquisa, esse número é tecnicamente chamado de Universo Pesquisado. Para aferição dos resultados, com um Nível de Confiança de 95% e uma margem de erro de 5%, foi calculada estatisticamente uma amostragem de 380 questionários.
Ainda segundo as informações divulgadas, o tipo de pesquisa foi Quantitativa. Não houve pesquisa via internet, para assegurar maior controle e confiabilidade ao levantamento, no qual cada entrevistado respondia a apenas um questionário, impedindo duplicidade de respostas e assegurando melhor confiabilidade dos dados e fidelidade à amostra estatística. Dentro da amostragem há pessoas do centro, dos diversos bairros, da Zona Rural e apenas uma pessoa é de Sabinópolis, mas demonstrou conhecer as marcas de Guanhães por ter uma rotina na cidade. Foram entrevistadas pessoas entre 12 e 74 anos, de ambos os sexos.
A reportagem da Folha conversou com o responsável pelo Espaço Novo Tempo, o psicólogo Márcio Siqueira, que falou um pouco sobre a iniciativa:
“Essa é mais uma ação voluntária do Espaço Novo Tempo Guanhães. Temos realizado várias, em diversas frentes de trabalho. Essa é a vocação do Espaço Novo Tempo: buscar contribuir positivamente para comunidade onde estamos inseridos. A Pesquisa Top Of Mind é mais uma forma de tentar nos tornar relevantes para essa sociedade. É isso que fazemos nas cidades onde estamos presentes”, afirma o psicólogo.
Conheça algumas ações do Espaço Novo Tempo em Guanhães, em 2019:
- Doação de luvas e ajuda aos Garis na limpeza da cidade durante o Carnaval 2019;
- Troca de um quilo de alimento por um livro em parceria com os supermercados da cidade e Rádio Folha FM para doação a Entidades e Famílias Carentes de Guanhães. (Neste ano já foram arrecadados mais de duas toneladas de alimentos).
- Palestras gratuitas na área de psicologia nas escolas públicas;
- Curso de culinária vegetariana aberto à população;
- Passeatas e palestras contra o suicídio e o abuso infantil;
- Seminários em bairros carentes sobre valores familiares;
- Disponibilização gratuita das salas para reuniões da comunidade;
- Projeto ‘Um Ano Em Missão’, com a recepção de 12 jovens do Espaço Novo Tempo de outras cidades que passaram este ano em Guanhães realizando trabalhos voluntários para a Comunidade.
Por Folha
Foto: Jean Pierre Amaral
Deixe um comentário