Conforme apontam os dados epidemiológicos divulgados nessa segunda-feira (14) pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, o Estado de Minas Gerais corre o risco de enfrentar uma nova epidemia de arboviroses (dengue, zika, chikungunya) no ano de 2019.
Os fatores que fortalecem esta condição são condições climáticas favoráveis à proliferação do vetor – chuva e altas temperaturas; Circulação do sorotipo Denv-2 predominando pela primeira vez no Estado de MG e Alta infestação vetorial em vários municípios, conforme apurado no último levantamento entomológico realizado em outubro.
Diante do risco iminente de epidemia, principalmente de dengue, a Secretária Municipal de Saúde de Guanhães população que:
- Seja parceira com ações de eliminação de criadouros do mosquito da dengue em suas casas.
- Verifiquem suas calhas e caixas de água para verificar possível foco do mosquito, com consequente eliminação.
- Alerte seus vizinhos e moradores do seu bairro para locais que possam oferecer risco.
- Que ajude a cobrar de donos de imóveis fechados e imóveis com muito mato a limpeza adequada.
- Que não deixe de pelo menos um dia na semana, vistoriar todo seu imóvel, casa ou comércio a fim de eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Para denúncias e esclarecimento de dúvidas a Pasta pede à população que entre em contato com o Serviço de Vigilância através do telefone: 3421-2103 ou a procure na Rua Benjamim Constant, 15B, Centro.
Por ASCOM Guanhães/Edição Folha
Deixe um comentário