A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, emitiu um comunicado nessa terça-feira (04) sobre a Campanha Contra a Gripe 2019 em Guanhães. De acordo com o documento, como foi divulgado na segunda-feira (03) pelo município, o setor teria informação oficial sobre o recebimento de vacina da gripe.
A coordenadora do setor, Neusa Mendes, esclarece que como tem sido divulgado na mídia nacional, a vacina é disponibilizada conforme estoque. No entanto, Guanhães não apresenta estoque por ter ultrapassado a meta da campanha, vacinando mais de 100% do público alvo. Desta forma, o município depende de novos recebimentos para disponibilizar para o público geral, ou seja, de qualquer idade.
“Nosso objetivo é trabalhar de forma transparente deixando a população informada sobre a real situação referente à campanha e dando oportunidade as pessoas que tiverem interesse em receber a vacina. Por isso, na segunda informamos que tínhamos no município poucas doses e que estas estavam disponíveis. Gostaríamos de ter a oportunidade de atender a todos, mas infelizmente não depende de nós”, justificou.
Na terça-feira, a Gerência Regional de Saúde de Itabira, a qual o município pertence, informou que vai encaminhar mais 200 doses, quantidade pequena, mas proporcional a que receberam para distribuir a todos os municípios da Micro. No entanto, ressaltaram que, caso o Estado libere mais doses, estas continuarão a ser distribuídas.
O setor pede a compreensão da população interessada e informa que as doses vão ser distribuídas no município para as 10 salas de vacina, para oportunizar a vacinação de pessoas do grupo prioritário que ainda não foram vacinadas, sendo as doses remanescentes, disponibilizadas para a população.
Por ASCOM Guanhães/Edição Folha
Deixe um comentário