Após a decisão do Estado, nesta quinta-feira (29) a Microrregião de Guanhães avançou para a ONDA VERMELHA do Plano Minas Consciente onde todos os serviços, essenciais e não-essenciais, ficam autorizados a funcionar, seguindo protocolos sanitários específicos.
Salões de beleza, lojas e comércio em geral, academias, bares, restaurantes, clubes, entre outros serviços que estavam suspensos, a partir de agora poderão volta à ativa.
No entanto, o uso de máscaras permanece obrigatório. A higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool continua sendo imprescindível, bem como o distanciamento social. Na onda vermelha é recomendado um distanciamento linear de 3 metros.
Com relação a quantidade de pessoas por metro quadrado no interior dos estabelecimentos, a regra é: 1 pessoa a cada 10 m², portanto, se um supermercado tiver 1.000 metros quadrados, no máximo 100 pessoas podem estar ali.
O protocolo continua envolvendo o controle de fluxo na entrada dos estabelecimentos, o limite de uma pessoa por atendente no comércio não essencial, a proibição de autoatendimento para reduzir o contágio dentro dos estabelecimentos, a medição de temperatura na entrada e o estímulo aos agendamentos.
No caso dos eventos, a limitação máxima é de 30 pessoas na onda vermelha, independente do espaço.
Com o novo Decreto vigente na Microrregião de Guanhães e o avanço para a onda vermelha, os supermercados voltaram a funcionar com horário normal todos os dias da semana; também voltou a ficar permitida a comercialização de bebidas alcoolicas, as celebrações religiosas e a circulação de pessoas e espaços públicos, seguindo os protocolos sanitários.
Segundo as recomendações do Estado, a fiscalização deve ser feita pelos gestores municipais, que poderão contar com o apoio da Polícia Militar e também com a população, por meio de denúncias de descumprimento das regras.
Por Folha
Imagem Ilustrativa/Reprodução Internet
Deixe um comentário