Desde meados de março a reportagem da Folha tem recebido inúmeras reclamações de moradores, sobre o grande aumento repentino das contas de água da maior cidade da região.
No dia 16 de março, uma reportagem chegou a ir ao ar, com a explicação do SAAE: de acordo com a Autarquia, o novo modelo tarifário, a Tarifa Básica Operacional (TBO), aplicado pelo SAAE Guanhães, é uma decisão estabelecida pela ARISB-MG, que é a Agência que regula e fiscaliza o município.
Mesmo após os esclarecimentos prestados, os moradores continuaram demonstrando sua indignação através de centenas de comentários deixados nas redes sociais, especialmente na publicação da reportagem. Fato é que a população continua em busca de providências. Nesta semana uma cidadã guanhanense procurou a reportagem da Folha para fazer mais um apelo às autoridades:
“Meu nome é Dhara e através das minhas redes sociais fiz um apelo aos responsáveis pela nossa rede de abastecimento de água. Porém o retorno não foi como esperado. Ao comunicar minha indignação via rede social, percebi que centenas de pessoas estavam passando pelo mesmo que eu: as famílias sofrendo um abuso de 110% nas contas de água.
Dhara afirmou à reportagem da Folha que sua intenção ao compartilhar sua indignação pelas redes sociais foi buscar respostas dos representantes legais, já que nenhuma justificativa dada fez sentindo para ela, para explicar um aumento tão grande: “de 110 até 300% em alguns casos”.
“Através de tantas mensagens, tantas reclamações e publicações feitas por mim eu peço em nome de Guanhães respostas e resoluções. Guanhães não é terra sem Lei. E peço também para que todos que não tiveram seu problema resolvido que acesse o site do Ministério Público de Minas Gerais e deixe a queixa com a foto das contas de água do mês anterior e deste mês anexadas para que tomem providências cabíveis”, afirmou.
Outro ponto levantado pela cidadã foi as taxas que estão sendo cobradas e a falta de informação prévia à população. “Os Artigos publicados pela Prefeitura de Guanhães a respeito dos deveres do SAAE e da população está totalmente desatualizado, com data de 2003. Então até que se publique novos artigos, a lei do consumidor deveria estar dentro da única que existe no site da Prefeitura: tudo deveria ser informado com antecedência e em carta aos moradores, assim como as contas que recebemos.”
Dhara finaliza ressaltando ainda, o fato de os novos valores não terem sido sequer comunicados à Câmara Municipal de Guanhães. “Agradecemos e pedimos que tudo se resolva, a população está pedindo socorro”.
Sobre uma possível interferência do Legislativo guanhanense, o SAAE afirmou em nota enviada no dia 15 de março, que “não compete à Câmara Municipal dos Vereadores, intervir nesta decisão que é feita baseada em estudos pela ARISB-MG.” Segundo as informações divulgadas pela Autarquia, a aplicação da Tarifa Básica Operacional é um alinhamento a uma tendência nacional de extinguir o consumo mínimo, gerando uma cobrança justa e incentivando o consumo consciente da água.
Sobre o fato de ser informada sobre o novo modelo tarifário, a Assessoria de Comunicação do Legislativo informou à reportagem da Folha que a Câmara não foi notificada oficialmente pelo SAAE.
“A Câmara Municipal de Guanhães não foi notificada desse reajuste e assim que tomou conhecimento, convocou o SAAE para prestar esclarecimentos; e neste dia, 11 de março, foi feita uma Live com o objetivo de esclarecer à comunidade sobre os novos valores, que foram estabelecidos pela ARISB-MG, Associação reguladora da Autarquia.”
O Legislativo informou ainda, que na noite dessa segunda-feira (04) foi convocada uma audiência pública para a próxima segunda-feira (11), para que seja possível chegar a uma solução para a situação da tarifa. Mais informações sobre a audiência pública devem ser divulgadas ainda hoje (05).
Mais informações sobre o novo modelo tarifário, assista a Live publicada no Instagram do SAAE Guanhães - @saaeguanhaes
Por Folha
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