Esta segunda-feira (21) é marcada pelo início do inverno. Isso porque, às 0h32 houve o solstício de inverno no Hemisfério Sul, ou seja, o início da estação mais fria do ano, que se estende até às 16h21 do dia 22 de setembro. A data, além do horário de início e fim das estações, é definida por meio de cálculos astronômicos e não pela meteorologia.
No Brasil, é comum que o inverno seja um pouco mais brando em algumas regiões, como no Sudeste, enquanto outras contam com baixas temperaturas, como o sul.
Segundo as previsões, a estação deve ser mais quente que a média no Sudeste em 2021, no entanto, são esperadas massas de ar frio ao logo dos próximos meses. Também são previstos dias de sol forte e temperatura alta e chuvas abaixo da média. Há risco de geada para agosto.
Em Guanhães a estação começa com previsões de frio na primeira semana, com temperaturas oscilando entre a mínima de 10°C e a máxima de 28ºC. Os dias devem ter céu claro a parcialmente nublado e sem previsões de chuvas. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Por Folha com Informações INMET/Portais de Notícias
Foto: Jean Pierre Amaral / Arquivo
Deixe um comentário