As inscrições para a 5ª edição do Trilhas de Futuro, programa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), começam nesta terça-feira (10/9). Os interessados devem estar atentos às datas. O Catálogo de Cursos foi divulgado nessa segunda, (09), e as inscrições vão ocorrer até o dia 23/9, pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
Dedicado a preparar jovens para o mercado de trabalho e aprimorar suas habilidades profissionais, a iniciativa vai oferecer 40 mil novas vagas em mais de 35 opções de formação. O resultado da alocação dos candidatos estará disponível para consulta pelos candidatos no site no dia 11/10.
Em Guanhães são ofertados 08 cursos técnicos gratuitos, no IESG: Veterinária, Saúde Bucal, Contabilidade, Mecânica, Análises Clínicas, Segurança do Trabalho, Mineração e Controle Ambiental.
As matrículas para os candidatos alocados, conforme critérios estabelecidos na Resolução SEE nº 5047, deverão ser realizadas presencialmente nas instituições de ensino entre 15 e 29/10. As aulas estão previstas para começar em 3/2/2025.
Cartilha de cursos
Além do cronograma dos cursos, neste ano, os estudantes terão acesso a uma novidade: uma cartilha onde os interessados poderão consultar detalhes sobre cada curso, incluindo duração, conteúdo programático, mercado de trabalho, média salarial e certificações.
Critérios de inscrição
A Resolução SEE nº 5047, publicada no dia 23/7 pela SEE/MG no Diário Oficial do Estado, apresenta todas as informações necessárias para aqueles que buscam uma formação qualificada, de forma gratuita.
Entre as principais novidades desta edição está a inclusão de estudantes do primeiro ano do ensino médio, desde que apresentem comprovante de matrícula para o segundo ano até o início das aulas de 2025.
Trilhas de Futuro
O programa é destinado inicialmente aos estudantes do ensino médio da rede estadual, com vagas remanescentes abertas para alunos da rede municipal, privada e demais interessados. Além dos cursos técnicos gratuitos, os participantes recebem um auxílio de R$ 20 por dia para alimentação e transporte.
Por Agência Brasil/Edição Folha
Deixe um comentário