Entre os dias 18 e 22 de Novembro a E.E Odilon Behrens realizou a 3ª feira literária da escola, homenageando os escritores Abdias Nascimento e Carolina Maria de Jesus. O evento coordenado pelos professores Maria Tatiana dos Santos Rodrigues e Luís Carlos Pinto contou com a participação de docentes das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. A gestão escolar e a coordenação pedagógica cooperam com a execução das atividades educativas.
SOBRE OS ESCRITORES
Abdias Nascimento se consolidou na luta contra a discriminação racial no Brasil. Autor do clássico O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado, o artista, político e professor universitário fundou o Teatro Experimental do Negro.
Carolina Maria de Jesus escreveu Quarto de despejo: diário de uma favelada. O diário de Carolina conta suas experiências como moradora da favela do Canindé, na cidade de São Paulo, na década de 1960. O livro se tornou um clássico da literatura brasileira.
SOBRE O EVENTO
Durante os dias de evento, a E.E. Odilon Behrens promoveu uma intensa programação. Todas as atividades foram realizadas em colaboração com estudantes do Ensino Médio e do Ensino Médio em Tempo Integral. As PEUBs (Professoras para o Ensino de Uso da Biblioteca) Kátia C. F. Silva, Hevila C. P. Santos e Sônia Dias garantiram a organização da semana literária na Biblioteca Abgar Renault.
Na segunda-feira, 18 de novembro, as parcerias com a UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) e com a E. E. Senador F. N. Coelho garantiram a realização de uma roda de conversa sobre a vida e a obra de Carolina. Participaram do evento estudantes do Ensino Médio, a professora Enilza Miranda (SEE - MG) e a Profa. Dra. Ariete Pontes (UEMG - Guanhães).
Na terça-feira (19), no período da manhã, a assistente social Andressa Queiroz, o advogado Janilton Santos e a líder quilombola Geysiane Avelar propuseram um debate sobre o porquê do Dia da Consciência Negra no Brasil. À noite, a escritora e professora Adriana Santana realizou o pré-lançamento do livro Sem medo de temer a morte. O evento, realizado na Biblioteca Abgar Renault, contou com a presença de familiares e amigos da historiadora guanhanense, além de professores da rede pública municipal.
Na quinta-feira (21), o grupo Bando da Fênix, integrante do movimento hip-hop, na cidade de Itabira, MG, realizou uma oficina de slam com os estudantes do Ensino Médio. No final da manhã, os alunos realizaram uma performance artística decorrente do trabalho de imersão na poesia do itabirano Carlos Drummond de Andrade.
E na sexta-feira (22), o evento recebeu docentes e estudantes do curso de Engenharia Civil da UEMG para nova roda de conversa. Desta vez, estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em Tempo Integral dialogaram sobre o lugar do negro na sociedade brasileira. O debate foi orientado pelo Prof. Dr. Maurício Mendes e pela Profa. Dra. Danubia Costa.
Ao longo da semana, os estudantes refletiram sobre a obra da escritora Carolina Maria de Jesus e do artista plástico Abdias Nascimento. Orientados pelos professores Gabriel Morais e Nathália Peixoto, os alunos reproduziram e expuseram pinturas do Nascimento durante a semana literária. Os discentes se apropriaram dos temas abordados e das atividades propostas com interação e participação ativa.
A feira literária da E. E. Odilon Behrens atende às determinações da Lei 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira. Além de promover o hábito da leitura de reflexão sobre a realidade sociocultural do Estado de Minas Gerais e do Brasil.
Por E.E Odilon Behrens/Edição Folha
Fotos: E.E Odilon Behrens
Deixe um comentário