As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como o chumbo e o mercúrio, que são extremamente perigosos e podem causar diversos danos à saúde humana, como por exemplo, o câncer.
Vale ressaltar que em funcionamento, esses materiais não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior deles. O problema é quando são descartados e passam por deformações na cápsula que os envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza, representando o lixo não biodegradável. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos prejudicando a agricultura e a hidrografia.
Justamente por serem biocumulativas é que surgiu a necessidade do descarte correto de pilhas e baterias usadas. O que não pode ser feito é o descarte desses materiais no lixo comum.
Mas onde descartá-las?
Em Guanhães existem alguns estabelecimentos que recebem o lixo eletrônico. A reportagem da Folha encontrou dois deles no Centro de Guanhães: a Guatel, situada na Odilon Behrens n° 279 e a SOS Celulares na R. Cônego Davino, 63 - Centro, Guanhães - MG, 39740-000.
Agora você já sabe que não se pode jogar pilhas e baterias usadas no lixo comum e nem precisa ficar acumulando elas nas gavetas e armários da sua casa.
Por Folha com informações Mundo Educação
Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)
Deixe um comentário