Nesta quinta-feira, 15, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A data tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.
Em Guanhães, nesta quinta-feira, segundo a Paróquia de São Miguel e Almas haverá missa às 10h na Catedral com a celebração de Corpus Christi saindo em procissão pela Rua Odilon Berhens com destino a Matriz , onde será realizada a benção. Neste ano, segundo informações da casa paroquial, a decoração será mais singela sem ainda a confirmação da confecção dos tradicionais tapetes.
Já na Paróquia Nossa Senhora Aparecida a missa será às 19h. Segundo informações não foi confirmada ainda a confecção dos tapetes realizada pelos alunos da Crisma nem mesmo se haverá a procissão devido ao horário da Missa.
Por Folha
Deixe um comentário