Desde o dia 6 de março começou a chegar a mais 84 municípios mineiros, entre eles, Guanhães, Senhora do Pro e Dores de Guanhães, cidades que pertencem a 121ª Zona eleitoral de Guanhães, o recadastramento biométrico ordinário.
Desde então, segundo informações da chefe do Cartório Eleitoral, Ana Adélia Moreira Sales, 1.500 eleitores já tiveram seus dados biométricos coletados e poderão votar nas eleições de 2018 por sistema de biometria.
Ana Adélia lembra que, quanto mais rápido procurar pelo serviço melhor, já que para as próximas eleições gerais o procedimento fecha em maio ano que vem, e ao deixar para a última hora muita gente acaba enfrentando grandes filas.
Para fazer a biometria, o eleitor deve levar documento oficial com foto, comprovante de endereço recente e o título de eleitor (se tiver). O procedimento de recadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, além da fotografia e da assinatura digitalizada.
O objetivo é garantir a autenticidade do voto, já que no dia da eleição a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral.
O procedimento também é importante para o cruzamento de dados do cadastro nacional de eleitores, já que não existe uma digital igual a outra.
Por Folha
Deixe um comentário