No verão, existem vários fatores que podem deixar o cabelo ressecado e sem vida: o sol em excesso, o sal do mar, o cloro da piscina e a lista continua! Por mais divertida que seja a temporada mais quente do ano, quem quer manter as madeixas saudáveis precisa ter alguns cuidados extras com os fios. Da hidratação à proteção confira seis dicas com o cabeleireiro João Batista!
João é cabeleireiro há 12 anos e trabalha em Guanhães há dois. O profissional conta que para curtir o verão com o cabelo bonito, não é necessário muito, “Para curtir a estação do sol com o cabelo mais lindo do que nunca, basta adotar medidas simples e escolher os produtos certos. Cabelos expostos ao sol, cloro de piscina e água do mar, precisam de hidratação. Sem os cuidados certos eles ressecam, danificam e perdem a cor natural e tingida”, explica.
A primeira dica do cabeleireiro é a linha quente: João conta que quando fica muito exposto ao sol, o cabelo pede shampoos e condicionadores com proteção UV e ativos especiais, que previnem a quebra, ressecamento e perda de brilho. Invista nas linhas de verão!
A segunda dica é a blindagem dos fios: Antes da praia ou da piscina, é fundamental espalhar no cabelo um leave-in com proteção solar. Que encapa os fios preservando tanto a nutrição quanto a beleza.
A dica número três é para manter o cabelo bem nutrido: No verão, não tem jeito os fios armam, arrepiam e ressecam, sobretudo por causa das lavagens mais frequentes e da ação dos efeitos naturais do tempo, abrindo as cutículas deixando os cabelos ressecados e quebradiços , João recomenda que uma vez por semana sejam usadas as máscaras de nutrição ou as ricas em óleos vegetais.
A dica número quatro é para preservar a cor: João explica que as pessoas que têm os cabelos tingidos sofrem mais porque os raios ultravioleta oxidam a melanina (pigmento que dá cor aos fios), alterando a coloração. Para preservar o tom, a dica do profissional é investir em produtos que oferecem proteção extra.
A dica número cinco é para quem não dispensa o secador nem no auge do verão: O cabeleireiro alerta que as altas temperaturas aumentam o ressecamento dos fios, roubando o brilho, a maciez e o movimento deles, por isso principalmente nesta época do ano é necessário diminuir a temperatura do secador e abusar de um leave-in de qualidade.
A dica número seis é para suar e abusar dos óleos: Os óleos estão em alta e podem fazer maravilhas para o cabelo como hidratar, reduzir o frizz, nutrir. A dica é adotar os óleos de macadâmia, argan, ojon e o já popular óleo de coco.
João ainda encerra dando uma dica especial para as loiras, “Para ajudar a prevenir o efeito verde resultado do cloro das piscinas, o ideal é enluvar os cabelos com óleo de coco antes de entrar na piscina, como óleo e água não se misturam é como se estivesse encapando o cabelo e o protegendo do cloro, além disso o ácido láurico que tem no óleo de coco ajuda a proteger não só do cloro, mas também atua como protetor solar”, finaliza.
Por Folha
Deixe um comentário