Neste mês de maio o Cartório Eleitoral de Guanhães vai funcionar em horário diferenciado, de 8h às18h, por conta do recadastramento biométrico ordinário que está disponível para o eleitorado das três cidades que compõe a 121ª Zona Eleitoral desde o dia 6 de março: Guanhães, Senhora do Porto e Dores de Guanhães.
Segundo a chefe do Cartório Eleitoral, Ana Adélia Moreira Sales o recadastramento biométrico é obrigatório e o atendimento poderá ser agendado pelo telefone 148 ou pelo site www.tre-mg.jus.br".
Para fazer a biometria, o eleitor deve levar documento oficial com foto, comprovante de endereço recente e o título de eleitor (se tiver). O procedimento de recadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, além da fotografia e da assinatura digitalizada.
O objetivo é garantir a autenticidade do voto, já que no dia da eleição a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral.
O procedimento também é importante para o cruzamento de dados do cadastro nacional de eleitores, já que não existe uma digital igual a outra.
Por Folha
Deixe um comentário