Saiba como será a aplicação das doses em Guanhães
Começa nesta segunda-feira, 04 de abril, duas campanhas de vacinação: contra o sarampo e contra a gripe. As primeiras doses de vacinas para as duas campanhas chegaram ao município de Guanhães na tarde de sexta-feira (01). De acordo com a Assessoria de Comunicação, elas não serão suficientes para imunizar todo o público alvo, mas assim que mais doses forem chegando, mais públicos serão contemplados.
CAMPANHA CONTRA O SARAMPO
O objetivo da campanha contra o sarampo – que segue até o dia 03 de junho - é vacinar indiscriminadamente crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, mesmo aquelas que já tenham sido imunizadas contra a doença. Os trabalhadores da saúde também estão no grupo prioritário para receber as doses. O dia D de mobilização será em 30 de abril.
O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. Porém, é prevenível por meio da administração da vacina tríplice viral.
A estratégia foi incorporada com o propósito de controlar surtos da doença, reduzir internações, complicações e óbitos. O esquema vacinal prevê duas doses e protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
CAMPANHA CONTRA A GRIPE (INFLUENZA)
A imunização contra a gripe tem como objetivo a redução das complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza. Segundo as informações divulgadas pelo município de Guanhães, a Campanha será realizada em duas etapas: a primeira acontece entre 04 e 30 de abril e será direcionada aos idosos acima de 60 anos e aos trabalhadores de saúde.
A partir do dia 02 de maio, será iniciada a segunda etapa, que inclui crianças de 06 meses a menores de 05 anos de idade; e pessoas de outros grupos prioritários:
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores Portuários;
- Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
VACINAÇÃO
Em Guanhães, a vacinação vai ocorrer em todas as salas de vacinação do município. Os moradores devem ficar atentos aos chamados das Equipes de Saúde da Família e do Serviço de Vigilância Epidemiológica.
As duas vacinas são gratuitas e estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado.
Por Agência Minas com ASCOM Guanhães
Deixe um comentário