A Campanha de vacinação contra a influenza começa nesta terça (18) em Guanhães e segue até o dia 26 de maio. O dia D será realizado no sábado, 13 de maio.
No restante do país a campanha teve início hoje (17), porém as doses destinadas a Guanhães chegaram atrasadas na GRS de Itabira, e só serão disponibilizadas amanhã.
Meta
De acordo com a coordenadora da VE, Neusa Mendes, a meta do município neste ano é vacinar 90% do grupo de risco, que corresponde a cerca de 7.200 pessoas.
Ainda segundo informações do setor, a campanha será voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérpuras (todas as mulheres no período até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas.
Este ano também fazem parte do público alvo, os professores da rede pública e particular de ensino que estejam trabalhando em sala de aula.
Pacientes com Comorbidades
No caso dos portadores de comorbidades, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.
Ainda para este grupo a Coordenação da Vigilância informa que as pessoas portadoras de comorbidades especificadas pelo Ministério da Saúde, devem procurar somente sua área de abrangência para a vacinação, ou seja, sua Unidade de PSF, para que seja feito controle e lançamento no sistema do SIPNI.
Vacinação
Ainda segundo a VE, a vacina será disponibilizada para Guanhães em sete remessas. A orientação é que na primeira semana seja vacinada a população dos profissionais de saúde e somente na segunda, começa oficialmente a campanha com disponibilidade para os demais grupos.
Por Folha
Foto: reprodução Internet
Deixe um comentário