Folha de Guanhães

Folha de Guanhães

 
 
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, ajuda a promover debates atuais como violações de direitos e etarismo, que é o preconceito contra uma pessoa por causa de sua idade.
 
Para a professora de redação Bárbara Soares, que atua em Brasília, o exame trouxe, mais uma vez, um tema relevante e atual, tendo em vista o envelhecimento da população e a necessidade de combate ao etarismo.
 
Além disso, relações possíveis com violações de direitos, como a descoberta sobre os desvios de recursos das aposentadorias de brasileiros e a necessidade de novas políticas públicas poderiam ser abordadas na prova.
 
“Há uma grande preocupação de como proteger essas pessoas. O Enem coloca uma lupa sobre um problema que está relacionado a grupos mais vulneráveis e de que premissas constitucionais estão sendo violadas”, afirmou a docente.
 
O professor Thiago Braga, que dá aulas no Rio de Janeiro, também contextualiza que, em 2070, quase 40% da população brasileira será de idosos. “É uma discussão feita interdisciplinarmente na escola. Todos eles sabem, por exemplo, que a pirâmide etária brasileira está passando por uma transformação importante nesse momento”, pondera.
 
Por isso, o professor entende que os textos motivadores podem ter uma importância fundamental para o direcionamento temático. “Lembrando que a gente tem um estatuto da pessoa idosa no Brasil, que é de 2003. Pode ser uma boa referência para que os alunos usem [nas redações).”
 
A professora de redação Rayana Roale, que também trabalha no Rio de Janeiro, considera o tema de complexidade mediana, e lembra que o assunto também foi abordado na Prova Nacional Docente (PND). Ela explica que a questão da idade perpassa todas as camadas da sociedade.
 
“Acredito que não vai ser um tema muito difícil de abordar porque existe muito repertório e informações disseminadas sobre isso”.
 
Os professores avaliam que uma outra tônica que poderia ser trazida é de como a “sociedade produtiva” tende a deixar as pessoas mais velhas de lado.
 
Professora de redação, Michele Marcelino, de São Paulo, considera que o exame acertou “em cheio” ao trazer para o debate a questão. “O tema permite discutir o etarismo, os direitos das pessoas idosas e os problemas que elas enfrentam na sociedade contemporânea, como abandono e preconceito”.
 
Ela acrescenta que a motivação vai ao encontro das mudanças sociais significativas no país. “Trazer esse tema à luz não apenas é pertinente, mas também acessível aos estudantes, que não devem ter dificuldade em desenvolver uma reflexão consistente”.
 
Debate importante
A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bianca Borges, defendeu que o tema provoca debate sobre os desafios para o acesso ao trabalho digno, para acesso à previdência social e à saúde pública de qualidade.
 
"Todos esses desafios demandam o desenvolvimento de políticas públicas. Esse aspecto é muito importante e também traz debate social e cultural que diz respeito à nossa compreensão sobre as pessoas mais velhas".
 
Ela acrescenta que, graças à democratização do acesso ao ensino superior, o perfil dos alunos mudou muito. "A gente tem a felicidade de ver pessoas com mais de 60, 70, às vezes 80 anos realizando o sonho de estar dentro da sala de aula ao lado dos mais jovens. Isso é muito importante". (Agência Brasil/Edição Folha)
 
 

 

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foram afetados por problemas logísticos no dia da aplicação das provas ou acometidos por algum tipo de doença infectocontagiosa listada no edital podem solicitar a reaplicação do exame por meio da Página do Participante.

Os casos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), serão julgados individualmente. São considerados problemas logísticos, para fins de reaplicação, “fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior”, incluindo:

- Desastres naturais que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local;

- Falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural;

- Erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Solicitação

A aprovação ou reprovação da solicitação de reaplicação da prova deverá ser consultada por meio do endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante. O Inep reforça que o participante não poderá prestar o exame fora dos espaços físicos, das datas e dos horários definidos.

“O não comparecimento às provas nas datas e nos horários informados pelo Inep caracterizará ausência do participante, não havendo segunda oportunidade para a realização das provas”, destacou o instituto.

 
Nesta segunda-feira (10) a partir das 18h30min, acontece em Guanhães o lançamento do livro “Mulheres Consagradas: uma voz que se ergue”, da poetisa guanhanense Teodora Firmino da Silva, que completa 83 anos no dia de hoje.
 
A noite promete ser um encontro de emoção, fé e arte, celebrando a força das mulheres e a beleza da vida com a idade que se tem. A programação inclui música ao vivo, recital de poesias e apresentações culturais diversas.
 
Os exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente e autografados por Teodora, que estará presente para receber o público e compartilhar sua alegria pela realização de um sonho.
 
Com produção executiva de Marizélia Martins, o projeto é uma realização do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc; e conta com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais através do Edital 7/2024 que contemplou ações literárias de novos autores mineiros.
 
Mais do que o lançamento de um livro, “Mulheres Consagradas” é um marco na cultura guanhanense, celebrando a voz feminina que resiste e floresce em todas as idades.

 

 
 
Neste domingo (09) o atleta guanhanense Lucas Magno, patrocinado pela Rádio Folha FM e outras empresas, conquistou o terceiro lugar geral na 3ª Etapa do Circuito Grupo Central em Ipatinga e se sagrou campeão do ranking 2025 da competição.
 
 
 
 
Nessa quinta-feira (06), Adriana Costa, a avó do bebê Anthony Gabriel Costa, de seis meses, entrou em contato com a reportagem da Folha pedindo ajuda na divulgação de uma campanha criada pela própria família em prol da criança, que após vencer a prematuridade, foi diagnosticada com plagiocefalia e braquicefalia.
 
As duas condições causam alterações na aparência do crânio, assimetrias estéticas no rosto além de possíveis problemas no desenvolvimento, como atrasos motores, alterações visuais, problemas posturais e outras complicações futuras.
 
Para corrigir as condições, Anthony necessita usar uma órtese craniana no valor de R$ 13.500,00, que a família não tem condições de arcar. Por isso, a mãe do pequeno, Sabrina Costa, está solicitando a ajuda da população, para doação de qualquer quantia, que pode ser enviada através da Chave Pix: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
 
 
 
 
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) alcançou o número de mil prisões de foragidos da Justiça por meio do Sistema de Reconhecimento Facial, tecnologia que tem se mostrado uma aliada estratégica no combate à criminalidade no estado. Entre os crimes cometidos por eles estão tráfico de drogas, homicídio, roubo, violência doméstica e estupro.
 
A tecnologia tem sido utilizada desde o início de 2025 para identificar pessoas que possuem mandados de prisão em aberto. Câmeras inteligentes, com reconhecimento facial, estão instaladas em Bases de Segurança e no sistema de videomonitoramento, conhecido como “Olho Vivo”.
 
O sistema capta e processa as imagens em tempo real, comparando-as com o banco de dados de mandados de prisão da PMMG. Ao identificar um foragido, a central de monitoramento aciona, de imediato, as equipes de patrulhamento preventivo para a abordagem e prisão.
 
De acordo com o porta-voz da PMMG, capitão Rafael Veríssimo, a utilização da tecnologia reforça o compromisso da Polícia Militar de Minas Gerais com a inovação, a eficiência e a proteção da sociedade, contribuindo para a redução da criminalidade e a promoção de um ambiente mais seguro para todos os mineiros.
 
"O Sistema de Reconhecimento Facial consiste em uma patrulha de monitoramento cibernético, que ampliou os olhares da segurança pública no estado. A ferramenta apoia o serviço operacional, viabilizando intervenções mais assertivas e com custo reduzido, uma vez que a inovação tecnológica foi desenvolvida pela própria PMMG”, destacou. (Por Agência Minas/Edição Folha)
 
 
 
 
Os candidatos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) farão a prova de redação no próximo domingo (9), junto com as provas de códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. A nota varia de 0 a 1 mil pontos e é atribuída de acordo com as cinco competências estabelecidas.
 
Os participantes terão que escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da formação. O tema da redação será de ordem social, científica, cultural ou política.
 
O projeto de texto, com informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, deverá defender um ponto de vista - uma opinião a respeito do tema proposto -, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência.
 
O objetivo desse texto é convencer o leitor de que determinado ponto de vista é acertado e relevante. Para tanto, deve-se mobilizar informações, fatos e opiniões, a partir de um raciocínio coerente e consistente.
 
Adicionalmente, o candidato também deverá elaborar uma proposta de intervenção social (solução) para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos. Propostas que desrespeitem os direitos humanos receberão nota zero. Constituem desrespeito aos direitos humanos propostas que, por exemplo, incitem as pessoas à violência ou tenham referências racistas.
 
Os participantes devem ficar atentos às cinco competências que serão exigidas no texto:
 
- Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- Aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento, também chamado de repertório sociocultural, tenham relação com o tema proposto para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Organização das informações, dos fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Proposta de intervenção (solução) para o problema abordado.
 
Somente serão corrigidas as redações transcritas para a folha de redação oficial da prova do Enem. Cada redação será corrigida por dois corretores, com graduação em letras ou linguística, de forma independente, sem que uma conheça a nota atribuída pela outra.

 

 
 
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nessa quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil mensais e aumenta a taxação de altas rendas. Se o texto for sancionado até o final do ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a redução do IR passa a valer a partir de janeiro de 2026.
 
O governo calcula que cerca de 25 milhões de brasileiros vão pagar menos impostos, enquanto outros 200 mil contribuintes terão algum aumento na tributação. "É uma medida que dialoga com a vida real das pessoas", disse o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
 
Para compensar a perda de arrecadação, o projeto prevê uma alíquota extra progressiva de até 10% para aqueles que recebem mais de R$ 600 mil por ano (R$ 50 mil por mês). O texto também estabelece a tributação para lucros e dividendos remetidos para o exterior com alíquota de 10%.
 
O projeto foi encaminhado pelo governo em março ao Congresso e foi aprovado em outubro pela Câmara. O relator da proposta foi o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que acatou apenas emendas dos senadores Eduardo Gomes (PL-TO) e Rogério Carvalho (PT-SE).
 
O relator do projeto no Senado, Renan Calheiros, defendeu a proposta e destacou que a decisão seria histórica para o país. “O projeto do imposto zero é um dos mais importantes e mais aguardados dos últimos anos”.
 
Renan apontou que a proposta do Executivo corrige injustiças e contribui para o bem-estar social “ao promover a justiça tributária, diminuir a carga de tributos que incide sobre a baixa renda e aumentar a carga incidente sobre os super ricos”.
 
De acordo com o senador, o “imposto zero” vai beneficiar perto de 25 milhões de trabalhadores e será compensado pelo aumento da carga sobre 200 mil super ricos. “Os trabalhadores terão um ganho médio de R$ 3,5 mil por ano”.
 
Ele destacou que, para quem tem rendimentos entre R$ 5 mil e R$ 7,35 mil, haverá uma redução proporcional do imposto.
 
Entenda o projeto
 
Se for sancionado pelo presidente Lula ainda em 2025, a nova legislação isentará, a partir de janeiro do ano que vem, o imposto de renda sobre rendimentos mensais de até R$ 5 mil para pessoas físicas e reduzirá parcialmente o imposto pago por quem ganha entre R$ 5.000,01 e R$ 7.350.
 
Haverá uma alíquota mínima de IR para quem ganha a partir de R$ 600 mil por ano. O texto prevê uma progressão, chegando a 10% para rendimentos acima de R$ 1,2 milhão por ano, incluindo dividendos.
 
Outro ponto é que, a partir de janeiro de 2026, a entrega de lucros e dividendos de uma pessoa jurídica a uma mesma pessoa física residente no Brasil em valor total maior de R$ 50 mil ao mês ficará sujeita à incidência do IRPF de 10% sobre o pagamento, vedadas quaisquer deduções na base de cálculo.
 
Ficam de fora da regra, segundo o projeto, os pagamentos de lucros e dividendos cuja distribuição tenha sido aprovada até 31 de dezembro de 2025, mesmo que o pagamento ocorra nos anos seguintes.
Quinta, 06 Novembro 2025 15:24

BAILE DA APAE GUANHÃES

 
 
O tradicional Baile Apae Guanhães está CHEGANDO! o evento que acontece anualmente em prol da Associação, será realizado neste sábado, 08 de novembro, no Point Tropical Festas, um ambiente amplo, bonito, todo climatizado e com estacionamento.
 
A Festa, sempre impecável, vai contar com o renomado Buffet de Ilgo Martins e super show da Banda Scorpions. Ainda há mesas disponíveis. Para mais informações, entre em contato com a APAE, pelo 3421-3540 (esse número também é whatsapp).

 

 
 
 
Um homem de 45 anos, condenado por homicídio e tráfico de drogas na região de Peçanha, foi preso, nessa terça-feira (4/11), em uma ação conjunta das polícias civis de Minas Gerais (PCMG) e do Espírito Santo (PCES), com a Polícia Militar do estado capixaba (PMES). O foragido foi localizado no município de São Roque do Canaã (ES), após intenso trabalho de inteligência e integração policial.
 
O homem, que cumpria pena estabelecida em mais de 30 anos de prisão, estava foragido desde uma saída temporária concedida pela Justiça. Mesmo nessa condição, ele continuava exercendo influência sobre o tráfico local, articulando atividades criminosas a partir de outros estados. Ainda com base em levantamentos de inteligência realizados pela PCMG, foi identificado que ele mantinha possível vínculo com uma facção criminosa sediada no Rio de Janeiro.
 
“A integração entre as polícias de Minas Gerais e do Espírito Santo foi fundamental para o êxito da operação. Essa parceria mostra que o crime não tem fronteiras e que a atuação conjunta das forças de segurança é essencial para garantir que foragidos perigosos sejam localizados e presos”, afirmou o delegado da PCMG Marceleandro Clementino da Silva, responsável pela investigação.
Pagina 1 de 898

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato