Começou a segunda etapa de vacinação anual do rebanho mineiro contra a febre aftosa. Os produtores rurais têm até o dia 30 de novembro (segunda-feira) para vacinar bovinos e bubalinos de sua propriedade com idade de zero a 24 meses. A primeira etapa de vacinação ocorreu em maio deste ano.
A vacinação é obrigatória e é a única forma de se proteger os animais contra a doença. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) - órgão responsável por supervisionar e fiscalizar a vacinação do rebanho – estima que deverão ser vacinados nesta etapa cerca de 9,8 milhões de animais.
Minas Gerais caminha para completar, no próximo ano, duas décadas sem registrar focos de febre aftosa. Com isso, o estado mantém o status obtido junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de área livre de febre aftosa com vacinação.
A legislação prevê que os produtores rurais comprovem a vacinação do seu rebanho junto ao IMA. Para isso é necessário que o produtor preencha o Formulário de Declaração de Vacinação, também conhecido como Carta Aviso de Vacinação, que está disponível no site do Instituto (www.ima.mg.gov.br).
O produtor também tem a opção de declarar a vacinação indo pessoalmente a um dos escritórios do IMA na sua região, para o que é imprescindível que apresente a nota fiscal de compra das vacinas.
Por Folha com informações Agência Minas
Deixe um comentário