Para fechar o mês de novembro com chave de ouro, hoje a edição do Jornal da Folha foi especial NOVEMBRO AZUL, e realizou sorteios de vários brindes exclusivos da Associação Ato de Amor, que nos últimos dias conquistou uma grande vitória: o tão almejado CNPJ, um dos grandes sonhos da sua fundadora, a guanhanense Eliana Nunes (in memoriam).
Para quem não sabe, a Associação Ato de Amor surgiu em 2015, quando Eliana, ao passar por difíceis momentos em sua luta contra o câncer, prometeu que ajudaria o máximo de pessoas que ela conseguisse e que estivessem passando pelas mesmas dificuldades que ela passava.
Desde então, foram dezenas de caravanas de doação de sangue para os Hemocentros de Belo Horizonte, Diamantina e Governador Valadares; cadastro de centenas de doadores de medula óssea; inúmeras visitas a hospitais, asilos e creches com o grupo de humanização; e muitas outras ações de suporte a pacientes com câncer e seus familiares.
Diante de tantas demandas e mazelas que a sociedade vive em vários setores, a atual diretoria decidiu ampliar o leque de atuação da Entidade e hoje a Associação Ato de Amor está apta a lutar e contribuir também com outras causas:
- Ajuda e amparo a dependentes químicos
- Projetos de sustentabilidade ambiental
- Projetos socioculturais
- Produção de eventos beneficentes
- Projetos de proteção a animais
- Projetos educativos
A Associação, que segue firme com sua causa maior de amparar pacientes com câncer e seus familiares, atualmente possui um grupo com mais de 500 doadores de sangue cadastrados, e que mesmo com a pandemia prosseguiram com o trabalho ao próximo: foram realizadas 02 caravanas em 2020 e 02 em 2021, com todas as medidas de segurança necessárias para a prevenção da covid.
Em nota enviada à reportagem da Folha, a atual diretoria afirma que entende que um único Ato de Amor salva vidas, mas que quando os esforços são somados, pode-se fazer a diferença na vida de inúmeras pessoas que muitas vezes não tem nenhum amparo.
E se você se sente tocado por essa causa, por fazer o bem e gostaria também de praticar atos de amor ao longo da vida, entre em contato pelas redes sociais e faça parte desta grande corrente de amor ao próximo!
Acesse no Instagram: @associacaoatodeamor e saiba mais sobre o Projeto.
Novembro Azul: uma campanha que é realizada no mês de novembro, mas que precisa ser lembrada durante o ano inteiro.
Ao contrário que muitos pensam, o Novembro Azul vai além de só enfatizar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o intuito é conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde de forma geral.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os homens são mais negligentes com exames de rotina que as mulheres, o que pode acarretar em consequências negativas no futuro da saúde deles.
A OMS aponta ainda, que a expectativa mundial de vida ao nascer é de 74 anos para mulheres e de 69 anos para homens. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida ao nascer é de 80 anos para mulheres e de 73 anos para homens – ou seja, eles vivem 7 anos a menos. Menos acesso aos serviços de saúde e o alto número de mortes na juventude são algumas das razões que explicam essa diferença.
Sobre o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, e causa de morte de 28,6% da população masculina, o preconceito e a falta de tempo são as principais causas apontadas para a negligência com a saúde. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, apenas 32% dos homens entre 40 e 70 anos fizeram o exame de toque retal, utilizado para avaliar doenças como o câncer de próstata.
Além de não buscar cuidados específicos em consultas e exames preventivos como este, a saúde do homem também é influenciada por seu comportamento, com fatores como a obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool.
Importante ressaltar que todas essas estatísticas podem ser mutáveis, se houver mudança no comportamento dos homens a partir de agora. E isso depende de você, homem, que nos houve agora.
Você sabe o que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.
Por Folha com informações OMS/IBGE/Portais de Notícias
Deixe um comentário