Nesta sexta-feira (26) a Casa da Cultura Laet Berto vai homenagear o artista que dá nome ao espaço cultural guanhanense. O evento é uma iniciativa da diretora do Departamento de Relações Institucionais, Áurea Maria Alves Pinheiro de Oliveira, Aurinha Gold, que descreveu a homenagem como uma forma de agradecer Laet pela sua participação e empenho com a cidade de Guanhães e seus habitantes.
“Essa homenagem ao Sr. Laet Berto é um sonho meu, tomei essa iniciativa porque foi ele quem deu o pontapé na minha carreira artística e ajudou tanto a cidade de Guanhães com seus talentos”, explica Áurea.
Laert Berto nasceu em 15 de Janeiro de 1920 em Euxenita, distrito de Sabinópolis, filho de Antônio Berto e Lúcia Berto do Nascimento, ele tinha mais quatro irmãos: Fulécio, Láecio, Laureci e Isná. O artista chegou à cidade de Guanhães ainda criança quando foi adotado pelo Coronel Benjamin Coelho Leão.
Laet estudou na Escola Agrícola de Juiz de Fora, se casou com Jurassi Ferreira de Magalhães e com ela teve oito filhos.
Entre as obras deixadas por Laet Berto na cidade de Guanhães está a escada em forma de violão na Praça Benedito Pereira em frente à Escola Odilon Behrens; a pintura de São Miguel, escultura que fica na Igreja Matriz de São Miguel e Almas; a bandeira guanhanense e o recentemente restaurado Pirulito da Milton Campos.
A homenagem acontece nesta sexta-feira às 19h na Câmara Municipal de Guanhães e é aberta ao público. O evento vai contar com a presença do Tiro de Guerra de Guanhães que fará a interpretação do Hino Nacional Brasileiro; do Coral do Gammon executando o hino da escola; o Coral Vila Lobos apresentando o hino de Guanhães e a própria Aurinha Gold, idealizadora da homenagem. Também haverá outras apresentações.
Por Folha
Deixe um comentário