Após ficar mais de três anos suspenso, nessa terça-feira (11) o serviço de mamografia foi retomado em Guanhães, através da parceria com o Hospital Regional Imaculada Conceição. A informação foi divulgada pelo próprio município na manhã de hoje (12). Os exames serão realizados no HIC.
A mamografia é um exame de imagem das mamas, que são obtidas por meio de radiografia, com o auxílio de um mamógrafo, aparelho que aplica pequenas porções de raios-X para gerar radiografias das mamas.
O exame identifica microcalcificações (pequenos cristais de cálcio que se depositam em lugares diversos do corpo), assimetrias, nódulos ou lesões nas mamas, que não seriam possíveis de identificar com a simples palpação.
Pesquisas indicam que graças ao exame, a taxa de mortalidade entre as mulheres por câncer de mama foi reduzida relativamente em 20%.
A importância da mamografia é confirmada pelos números: 85% das mulheres com câncer de mama não apresentam histórico familiar!
o Instituto Nacional de Câncer (Inca), seguindo critérios da Organização Mundial da Saúde, orienta que o exame seja feito por mulheres entre os 50 a 69 anos de idade bienalmente.
Para mulheres com um ou mais parentes de primeiro grau (mãe, irmã e/ou filha) que tiveram câncer de mama antes dos 50 anos, o Ministério da Saúde recomenda começar os exames mais cedo: 10 anos antes do caso mais precoce entre as parentes que tiveram a doença.
Por Folha com informações ASCOM Guanhães
Imagem Ilustrativa/Reprodução Internet
Deixe um comentário