Durante períodos de chuvas intensas e tempestades com rajadas de vento, a queda de árvores e galhos sobre vias públicas é comum. Nestas situações, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) reforça que a segurança da população deve vir sempre em primeiro lugar e orienta que ninguém tente realizar podas ou retirar árvores e galhos por conta própria, especialmente quando há proximidade com fios ou postes.
A engenheira de Meio Ambiente da Cemig, Marina Moura de Souza, explica que qualquer intervenção em árvores caídas ou danificadas deve seguir um protocolo específico para evitar acidentes. Segundo ela, o primeiro passo é acionar a prefeitura, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG) ou a Defesa Civil, que são os responsáveis por esse tipo de serviço, muitas vezes antes mesmo do reparo da rede elétrica.
A especialista alerta que uma das situações mais perigosas durante e após tempestades é o rompimento de cabos elétricos, que muitas vezes não é visível à primeira vista.
Nesses casos, a recomendação é acionar imediatamente o telefone 116, canal de atendimento da Cemig que funciona 24 horas por dia.
Podas de árvores
A Cemig é autorizada a realizar podas apenas em árvores que estejam em conflito direto com a rede elétrica. Nos demais casos, a população deve solicitar o serviço à prefeitura ou ao Corpo de Bombeiros, especialmente em situações emergenciais.
Caso o cliente identifique uma situação em que exista risco para a rede elétrica, a ocorrência pode ser comunicada à Cemig pelos canais de atendimento: o telefone 116, que funciona 24 horas por dia. (Por Agência Minas/Edição Folha)

Deixe um comentário