Em um período de muita chuva, os mineiros passarão a receber, via mensagem no celular, alertas de temporais, risco de enchentes e outros desastres naturais. O sistema gratuito será disponibilizado pelo Ministério da Integração, em 15 de janeiro, em todas as regiões do Estado.
O recurso ajudará na prevenção, principalmente nessa época que já registra vários estragos e mortes em decorrência das tempestades. No Estado, desde outubro, sete pessoas perderam a vida e 32 cidades decretaram situação de emergência. Este mês, por aqui deve chover cerca de 300 milímetros, segundo o TempoClima PUC Minas.
O alerta por SMS busca evitar tragédias. A partir da próxima segunda-feira, todos os celulares ativos no Estado receberão uma mensagem da Defesa Civil Nacional. Para ser cadastrado, é preciso responder o texto com o CEP dos locais para os quais deseja receber informações.
Ao ser identificada situação de risco a Defesa Civil do município irá repassar o dado ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que emitirá comunicados aos usuários. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontam que, em Minas, 22.924.926 números estão aptos a receber os alertas.
Hoje em Dia/edição Folha
Deixe um comentário