Neste domingo, 30 de outubro, 2º turno das eleições presidenciais, 33.573 eleitores estão aptos a votarem nas três cidades que compõem a 121ª zona eleitoral. Em Guanhães, 25.164 eleitores devem comparecer às urnas; em Dores de Guanhães, 5.140; e em Senhora do Porto, 3.269.
Em Guanhães há mais de 80 seções eleitorais distribuídas em mais de 15 pontos da zona urbana e distritos. A lista completa com todos os endereços pode ser conferida na fanpage da Folha. Os locais de votação permanecem os mesmos do 1º turno.
Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida terão a possibilidade de votar em seção com acessibilidade que atenda melhor às suas necessidades, mas, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na hora da votação, mesmo que não tenha sido feito nenhum pedido com antecedência, o cidadão pode informar ao mesário sobre suas limitações, para que sejam providenciadas soluções adequadas. O eleitor com deficiência também pode contar com a ajuda de uma pessoa de sua confiança no acesso à seção.
*COMO CONSULTAR O LOCAL DA VOTAÇÃO?*
A votação acontecerá das 8h às 17h. Para programar com tranquilidade o deslocamento e evitar transtornos, cada eleitor deve conferir com antecedência o seu local de votação. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cidadão pode fazer a busca, devendo informar o número do CPF ou do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. O resultado indicará os números da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação. A mesma busca também pode ser feita nos sites dos tribunais regionais eleitorais.
Pelo aplicativo e-título, além de saber o local de votação, o eleitor também pode ativar a localização do celular e ser guiado até sua zona eleitoral por meio de um mapa virtual.
- Disque-Eleitor: 148 ou (31) 2116-3600;
*NÃO VOTEI NO PRIMEIRO TURNO. POSSO VOTAR NO SEGUNDO?*
Pode. Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano podem votar no segundo turno, mesmo que ainda não tenham justificado a ausência. Isso porque cada turno de votação é uma eleição independente, e o não comparecimento ao primeiro não impede a participação no segundo.
*O QUE LEVAR NO DIA DA VOTAÇÃO?*
Para exercer o direito ao voto, é necessário apenas levar um documento de identificação oficial com foto, e a apresentação do título não é obrigatória. Assim, na hora da votação, serão aceitos documentos como o RG, a carteira de motorista com foto, certificado de reservista, carteira de trabalho, o passaporte e a identidade funcional emitida por órgão de classe.
Certidões de nascimento e casamento NÃO são válidas para votar.
*O QUE PODE E O QUE NÃO PODE NO DIA DA VOTAÇÃO?*
- É proibido distribuir santinhos na seção eleitoral, mas é permitido o uso de peças de vestuário e acessórios (bonés, fitas, broches, bandanas), bem como o porte de bandeira. A manifestação do eleitor nos locais de votação deve ser "individual e silenciosa", diz a lei.
- É proibido levar telefone celular ou câmera fotográfica para a cabine de votação.
- No dia da eleição, são proibidos comícios e carreatas, propaganda de boca de urna e uso de alto-falantes e amplificadores de som. E, até o término do horário de votação, são proibidas aglomerações de pessoas com roupa padronizada e propaganda, com ou sem uso de veículos.
*JUSTIFICATIVA*
O voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 69 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, pessoas a partir dos 70 anos e pessoas analfabetas. Quem tem o voto obrigatório e não puder ir votar deverá justificar sua ausência às urnas.
Quem solicitou transferência temporária de seção eleitoral para um
município diferente do seu domicílio eleitoral de origem mas, não puder estar no novo local no dia da votação também deverá justificar a ausência.
No dia da eleição, quem estiver fora do local em que deveria votar poderá fazer a justificativa pelo aplicativo e-Título ou em qualquer seção eleitoral do município em que se encontrar. Após a eleição, o prazo para justificar a ausência é de até 60 dias (1º de dezembro).
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque-Eleitor – telefones 148 ou (31) 2116-3600.
O Cartório Eleitoral de Guanhães fica situado na Avenida Alberto Caldeira, 20 F, Centro, Guanhães. Telefones para contato: (33) 3421-1048 / Celular: (33)99141-0028
Deixe um comentário