A falta de pára-raios em épocas de temporais pode representar sérios prejuízos, pois a descarga elétrica de um raio sobre uma antena (televisão, rádio) ou sobre um poste de energia elétrica causa a queima de equipamentos domésticos e também representa graves riscos para as pessoas, principalmente aquelas surpreendidas debaixo de árvores ou em áreas descampadas, ou ainda, que estejam trabalhando próximo a estruturas metálicas.
Por ano, quase mil pessoas são vítimas de raios em todo o país - não há uma estatística precisa. A maioria sobrevive, porque são atingidas indiretamente, por uma faísca lateral ou porque estão próximas ou encostadas no ponto que sofreu o choque direto.
O raio é uma descarga elétrica que ocorre entre a nuvem carregada de eletricidade e a terra, mais precisamente entre a nuvem e o ponto mais próximo que esteja na terra (normalmente os pára-raios). Na ausência dos pára-raios a descarga poderá ocorrer sobre árvores isoladas, postes, e principalmente nas áreas rurais, locais em que animais são atingidos com frequência.
Embora sejam inevitáveis em épocas de tempestades, há formas eficientes de prevenir acidentes envolvendo raios. As informações são da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Confira:
- Durante as tempestades fique em casa e saia somente se for absolutamente necessário.
- Não retire nem coloque roupa em varais de arame
- Se você estiver viajando, permaneça dentro do automóvel; ele oferece uma excelente proteção contra raios.
- Se estiver na rua, busque refúgio no interior de edifícios e casas.
- Mantenha-se longe de árvores, principalmente daquelas isoladas.
- Não permaneça dentro do mar, de piscinas, rios e cachoeiras.
- Evite tomar banho quando estiver relampeando
- Em casa, permaneça longe de portas e janelas.
- Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos.
- Durante uma tempestade, não utilize aparelhos eletrodomésticos, mantenha-os desligados das tomadas
- Use o telefone somente em uma emergência, os raios podem alcançar a linha telefônica aérea.
- Ao sentir carga elétrica em seu corpo (caracterizada por eriçamento do cabelo e formigamento da pele) jogue-se ao chão.
Fonte: Secretaria Estadual de Defesa Civil
Deixe um comentário