Folha de Guanhães

Folha de Guanhães

 
Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições do processo seletivo para o primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O processo é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até a próxima quinta-feira (29).
 
Para se inscrever no processo seletivo é necessário que o estudante tenha completado o ensino médio; participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou 2025; obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação do Enem.
 
O edital do Prouni também veda a inscrição para quem declarou ter participado do Enem na condição de treineiro ou para autoavaliação, antes de concluir o ensino médio. Para fins de classificação e eventual pré-seleção no processo seletivo, será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média. (Por Agência Brasil/Edição Folha)
 
 
 
 
A APAC Guanhães informa à comunidade que está recebendo propostas de prestação de serviços de profissionais das áreas de Serviço Social e Psicologia, para possível atuação com carga horária de vinte horas semanais.
 
É importante destacar que não se trata de edital, concurso ou vaga aberta, mas apenas de uma divulgação institucional para identificar profissionais interessados em prestar serviços à instituição.
 
Os interessados devem encaminhar sua proposta até o dia seis de fevereiro de dois mil e vinte e seis, para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

 

 

As inscrições para o Projeto Tocando o Amanhã – Ano III estão abertas a partir desta segunda-feira, 26 de janeiro de 2026, em Guanhães. A iniciativa é voltada para crianças e adolescentes que desejam aprender flauta doce, com formação musical que inclui noções de leitura e notação musical. As vagas são limitadas.

A edição deste ano traz uma novidade importante: a inclusão do saxofone entre os instrumentos trabalhados pelo projeto. No entanto, tanto o saxofone quanto o violão serão, prioritariamente, destinados aos alunos veteranos, que já participaram de edições anteriores do Tocando o Amanhã. Esses alunos passarão por uma avaliação de desempenho musical para assumir os instrumentos. Excepcionalmente, candidatos novatos que já comprovem conhecimento prévio e habilidade nesses instrumentos também poderão ser selecionados, mediante avaliação.

Além do saxofone e do violão, o projeto mantém o ensino de flauta e cajon, ampliando as possibilidades de desenvolvimento musical e de formação instrumental dos participantes.

As inscrições deverão ser realizadas por meio do link disponível na bio do Instagram oficial do projeto: www.instagram.com/tocandooamanha, com o preenchimento de um rápido questionário. A seleção ocorrerá com base em critérios de aptidão musical e interesse em participar.

Podem se inscrever crianças e adolescentes de 10 a 15 anos. Ao todo, 50 alunos serão contemplados e terão acesso gratuito a instrumentos musicais, uniforme, material pedagógico e acompanhamento do desempenho escolar, todos custeados pelo projeto.

O Projeto Tocando o Amanhã é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, e conta com o patrocínio da Farmácia Indiana. A iniciativa tem ainda o apoio do Instituto Elias Mattar, do Instituto Guanaãs, do Espaço Novo Tempo da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Guanhães, da Prefeitura Municipal de Guanhães e da Rádio Folha FM. A realização é da Produtora Cultural Janaína Dantas Barbosa Lopes.

As aulas acontecerão às segundas-feiras e quintas-feiras, das 19h às 21h, no Espaço Novo Tempo Guanhães, localizado na Travessa dos Leões, nº 82, Centro. O projeto será finalizado com apresentações musicais gratuitas, abertas à comunidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo Direct do Instagram do Projeto Tocando o Amanhã.

 
Estão abertas as inscrições para os Desbravadores Guerreiros Guanaãs, voltadas para meninos e meninas de 10 a 15 anos. As inscrições seguem abertas até o dia 7 de fevereiro e podem ser realizadas pelo link disponível na bio do Instagram @DBVguerreirosguanaãs.
 
Os Desbravadores são um programa educacional que contribui para o desenvolvimento físico, mental, social e espiritual de crianças e adolescentes. Por meio de atividades práticas e dinâmicas, o projeto incentiva valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe, liderança, cidadania e cuidado com a natureza.
 
Entre as atividades desenvolvidas estão acampamentos, caminhadas, ações comunitárias, ordem unida, esportes, estudos de especialidades, projetos solidários e momentos educativos, sempre em um ambiente seguro e acompanhados por líderes capacitados.
 
A participação não é exclusiva para Adventistas.
A iniciativa é aberta a crianças e adolescentes de qualquer religião ou mesmo para aqueles que não possuem nenhuma religião, sendo um espaço de acolhimento, respeito e convivência.
 
A iniciativa conta com importantes parcerias, que fortalecem suas ações e ampliam o impacto social. São parceiros a Prefeitura Municipal de Guanhães, a Câmara Municipal de Guanhães, o SicoobCredicem, a ACIG, o Sicredi e a Folha FM.
 
Quem pode participar:
Meninos e meninas de 10 a 15 anos
 
Como se inscrever:
Acesse o link na bio do Instagram @DBVguerreirosguanaãs
Inscrições abertas até 7 de fevereiro.

 

 
 
Os medicamentos à base de tirzepatida das marcas Synedica e TG, e de retatrutida, de todas as marcas e lotes, tiveram sua comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e uso proibidos pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa) nesta quarta-feira (21). Esses produtos são popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras do Paraguai”.
 
Segundo a agência, esses medicamentos são produzidos por empresas desconhecidas e são vendidos – em perfis no Instagram – “sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa”.
 
A Anvisa diz também em seu comunicado que, por serem irregulares e de origem desconhecida, “não há garantia sobre o seu conteúdo ou qualidade”, e que por isso essas canetas emagrecedoras não podem ser usadas “em nenhuma hipótese”.
 
A resolução sobre a proibição foi publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (21).

 

 
 
 
Guanhães registra quase 150 mm de chuva em 48h, conforme a medição feita pelo Estudante de Agronomia, o guanhanense, Diego Fillipe, que instalou recentemente um pluviômetro em sua residência, na região central da cidade.
 
Os níveis confirmam as previsões dos Institutos Meteorológicos, que indicam chuvas intensas até o próximo sábado (24) em várias regiões do Estado.
 
Segundo o INMET, a chuva deve dar um trégua na próxima semana, a partir de terça-feira (27), mas deve voltar a cair no final de semana seguinte. Os dias permanecem predominantemente nublados, sem nenhuma aparição do sol.

 

 
 
 
Os moradores da Travessa Serafim Pereira da Silva, no bairro Almas, em Guanhães, pedem atenção da gestão municipal, para uma situação séria e que vem acontecendo há algum tempo no período das chuvas. O que deveria ser um local de moradia segura transformou-se em um cenário de risco iminente à saúde. Em relatos enviados à reportagem da Folha, residentes afirmam que a falta de infraestrutura e drenagem está fazendo com que a água invada as residências, mantendo famílias presas dentro de casa.
 
"Água e Doenças"
Uma das moradoras relata que esta não é a primeira vez que busca ajuda. Segundo ela, o pedido por reformas na via é antigo, desde de 2023, mas a situação vem se repetindo ano após ano.
 
“Está difícil até para sair de casa, pois a água já está nas nossas portas. Essa água não tem por onde sair, consequentemente fica aqui por dias e semanas chegando no estado de apodrecer", afirma a moradora, preocupada com a exposição de crianças e vizinhos a doenças.
 
Outro relato aponta que a água já invadiu o interior das casas, impedindo a locomoção dos moradores. O perigo vai além da contaminação da água: o acúmulo de entulho e água podem levar animais perigosos para dentro do ambiente familiar.
 
"Estamos precisando de socorro, por favor nos ajude. Estamos com crianças em casa e está difícil pois não podemos sair. A água está invadindo nossa casa... é perigoso ter aranha, lesma e outros bichos", desabafa outra moradora.
 
A comunidade do Bairro Almas pede "encarecidamente" que as autoridades olhem para a situação da Travessa Serafim Pereira da Silva antes que algo mais grave aconteça. A falta de escoamento não é apenas um problema estético ou de mobilidade, é uma questão de saúde pública e dignidade humana.

 

 
 
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 foram divulgados na última sexta-feira (15) e agora os candidatos miram nas oportunidades de acesso ao ensino superior a partir da nota obtida na prova.
 
Além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições já estão abertas, quem quiser disputar uma bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) poderá se candidataR a partir da próxima segunda-feira, 26 de janeiro.
 
De acordo com o edital, o Prouni vai oferecer 594 mil bolsas nesta edição. Segundo o Ministério da Educação (MEC), é a maior oferta da história do programa. Do total, 274.819 bolsas são integrais, que custeiam 100% da mensalidade, e 319.700 custeiam 50% da mensalidade. Administração e ciências contábeis somam o maior número de bolsas.
A maior parte da oferta é para cursos de bacharelado: 328.175 bolsas. Há ainda 253.597 para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciatura.
 
Como se candidatar ao ProUni?
As inscrições no programa estarão abertas de 26 a 29 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Na página, os candidatos já podem consultar as vagas ofertadas por curso, turno, instituição e local de oferta.
 
A seleção é feita por meio da nota do Enem. Para participar, o estudante deve ter completado o ensino médio ou participado das edições de 2024 ou 2025 do exame. É necessário ainda ter nota mínima de 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação.
 
Quem pode participar do ProUni?
Podem concorrer, estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsistas. Quem cursou o ensino médio integralmente na rede privada também pode disputar o benefício, desde que se encaixe nos critérios de renda. Também têm acesso à política pública pessoas com deficiência e professores da rede pública. Os critérios para a candidatura estão detalhados no edital.
 
No caso das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos. (Com informações Hoje em Dia)

 

 
 
Estudante de Agronomia do IFMG, Diego Fillipe, explica como o equipamento manual funciona e o que a quantidade representa
 
De ontem, terça-feira (20) até a manhã desta quarta-feira (21), em menos de 24 horas, Guanhães registrou um acumulado de chuva equivalente a quase 80 mm. O registro foi feito por um pluviômetro - instrumento meteorológico usado para medir a quantidade de precipitação – instalado por um morador, recentemente em sua residência.
 
Diego Fillipe é estudante de Agronomia. Ele informou à reportagem da Folha que tem realizado a leitura diária de chuva em intervalos de 24 horas, sempre anotando o acumulado em milímetros que cai no ponto da cidade onde ele reside, na rua Alcindo Pereira, centro de Guanhães. Segundo ele, a ideia é justamente ter um dado real de chuva pontual na região central da cidade.
 
Com o resultado obtido nesta quarta (21), Diego afirma que a quantidade de chuva é muito intensa, e a tendência é que a medida aumente ainda mais, se a chuva continuar.
 
Você já viu um pluviômetro? Vamos conferir nas fotos enviadas por Diego.

 

 
 
 
Na manhã desta quarta-feira (21) a Reportagem da Folha esteve presente na Reunião Prévia do Ministério Público Itinerante em Senhora do Porto. O encontro foi realizado na Câmara Municipal da cidade, onde estiveram presentes lideranças quilombolas, oficiais do Ministério Público, o prefeito de Senhora do Porto, Dezinho, e o Presidente da Câmara.

 

 
Pagina 1 de 911

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato