As escolas estaduais de Guanhães entram em recesso a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de julho. A pausa, prevista no Calendário Escolar 2025, vai até o dia 1º de agosto. As aulas serão retomadas no dia 4 de agosto, marcando o início do segundo semestre letivo em todas as unidades da rede estadual no município e em Minas Gerais.
O intervalo marca o encerramento das atividades do primeiro semestre e representa um período importante para estudantes e profissionais da educação. Além do merecido descanso, o recesso também é uma oportunidade para que todos renovem as energias e retornem motivados para os desafios do segundo semestre.
A subsecretária de Articulação Educacional, Cláudia Lara, reforça a importância do período: “O recesso de julho é fundamental para que os servidores escolares possam recarregar as energias. Desejamos um ótimo recesso a todos os estudantes e profissionais da escola, que esse tempo seja de reflexão e renovação. Nos encontramos novamente no dia 4 de agosto.”
Outro recesso já está previsto para outubro, entre os dias 13 e 17. Já o encerramento do ano letivo está marcado para o dia 17 de dezembro.
Segundo semestre com foco no aprendizado e no Enem
Quando as aulas retornarem, em 4 de agosto, as escolas de Guanhães retomam o trabalho pedagógico com foco na consolidação da aprendizagem, realização de avaliações bimestrais e reforço escolar. Além disso, serão intensificadas as ações de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com simulados e orientações especiais para os estudantes da 3ª série do ensino médio.
Opções de lazer no período
Durante o recesso, estudantes e famílias de Guanhães podem aproveitar para participar de programações culturais e atividades de lazer na cidade e na região. Além das opções tradicionais, como praças e áreas de convivência, comunidades próximas costumam organizar encontros culturais e religiosos que atraem moradores neste período.
Para quem vai à capital, Belo Horizonte também oferece uma programação especial no Circuito Liberdade, com oficinas, saraus, contação de histórias e visitas mediadas em espaços como a Biblioteca Pública Estadual e o Palácio da Liberdade.
O momento é ideal para descanso, convivência familiar e também para se preparar para os próximos desafios do ano letivo.
Notícia Adaptada - Por Agência Minas
Deixe um comentário