Os professores do IFMG Campus São João Evangelista alcançaram expressivo reconhecimento no Edital 373/2024 do Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa, com a aprovação de 9 projetos entre os 35 selecionados de todo o IFMG. Esses projetos receberão 13 bolsas de incentivo à pesquisa, financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
Os recursos do edital totalizam R$ 496.800,00, reafirmando o compromisso com a promoção científica e o impacto social. Entre os 10 campi participantes, o Campus São João Evangelista destacou-se como líder em aprovações, representando 26% dos projetos contemplados.
Confira os projetos aprovados e seus coordenadores:
1 - Atividade biológica em solos: comparação entre o cultivo tradicional e o sistema agroflorestal
Coordenador: Ivan da Costa Ilheu Fontan
2 - Avaliação da Capacidade de Infiltração em Áreas de Pastagem para a Mitigação da Crise Hídrica em Guanhães/MG
Coordenador: Jonathan da Rocha Miranda
3 - Densificação da rede geodésica com GNSS no IFMG Campus São João Evangelista
Coordenador: Adeliton da Fonseca de Oliveira
4 - Micropropagação de clones Eucalyptus globulus resistentes à Teratosphaeria nubilosa
Coordenadora: Rosiane Fátima de Almeida
5 - Modelagem da poluição pontual e difusa para a bacia do Ribeirão Graipu, MG
Coordenadora: Graziele Wolff de Almeida Carvalho
6 - Monitoramento da qualidade ecológica da microbacia do Rio Vermelho, Guanhães MG
Coordenadora: Patricia Pereira Gomes
7 - Monitoramento espaço-temporal da altura de fragmentos florestais utilizando modelos digitais gerados através de RPA
Coordenador: Adeliton da Fonseca de Oliveira
8 - PROFPLAN: transformando o planejamento pedagógico dos professores do IFMG-SJE
Coordenadora: Geovália Oliveira Coelho
9 - Zoneamento Agroclimático para Cultivo do Mogno Africano em Minas Gerais sob diferentes cenários de mudanças climáticas
Coordenador: Jonathan da Rocha Miranda
Esse resultado evidencia a excelência acadêmica e científica do Campus e reforça seu papel como protagonista na pesquisa aplicada no IFMG.
Por IFMG/SJE
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